Política
STF: intérprete do Hino, Maria Bethânia não cobra cachê na posse de Barroso
Cantora foi convidada pessoalmente pelo novo presidente da corte e terá recepção especial
Uma das maiores vozes da música popular brasileira, Maria Bethânia não cobrou cachê para interpretar o Hino Nacional na sessão solene que marcará a posse de Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. O ministro, conhecido admirador da cantora baiana, a convidou pessoalmente para a apresentação.
Após Barroso: Fachin deve ser o próximo na presidência do STF; veja como funciona a sucessão
Despedida da corte: Rosa Weber deixa STF com exaltação à democracia e dá recado sobre representatividade feminina na Corte
Maria Bethânia também contará com uma recepção especial, feita por uma equipe de funcionários destacada para cuidar dela.
O novo presidente da corte já demonstrou outras vezes ser fã das canções de Bethânia, inclusive recomendando playlists com músicas dela aos seguidores no X (ex-Twitter). A apresentação foi confirmada pela assessoria do STF.
Antes da apresentação da cantora, a ministra Rosa Weber, atual presidente da Corte, fará a abertura da sessão solene. Depois da execução do Hino, Barroso vai ler o Termo de Compromisso, e o diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Miguel Piazzi, fará a leitura do Termo de Posse. O documento é assinado e o novo presidente do STF é oficialmente empossado. Barroso e Rosa, em seguida, trocam de lugares na bancada do plenário.
Detalhes da solenidade: Barroso toma posse na presidência do STF terá 1,2 mil convidados
O novo vice-presidente da Corte, o ministro Edson Fachin, também lerá seu termo de compromisso e assinará o termo de posse do posto.
Há ainda as manifestações comemorativas da Procuradoria-Geral da República e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), antes do pronunciamento do novo presidente do STF, que encerra a cerimônia. Ao final, os presentes podem ainda cumprimentá-lo, no salão lateral.
Após a cerimônia oficial, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), será promovida uma festa pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com ingressos a R$ 500 esgotados desde semana passada.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
2BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
3POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
4A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades