Política
Foto de Lula com novos ministros vai acontecer no momento adequado, diz Padilha
Chefe das Relações Institucionais explicou a demissão de Ana Moser do Esporte
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, explicou nesta quinta-feira por que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tirou foto ao lado dos novos integrantes do governo André Fufuca (PP-MA), que assumirá a pasta do Esporte, e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), responsável por comandar Portos e Aeroportos. A ausência da imagem chamou a atenção de lideranças dos dois partidos do Centrão.
Representatividade: Governo Lula demite duas ministras em oito meses e perde recorde de mulheres na Esplanada
Com criação de nova pasta para acomodar o Centrão: Lula chega ao maior primeiro escalão de seus três mandatos
— O presidente Lula fez o anúncio e vai para a viagem internacional. Aí, toda a nomeação e transmissão de cargo acontecerão depois disso. Por conta disso, a imagem pública do presidente Lula com os ministros vai acontecer no momento adequado da transmissão de cargo — justificou Padilha, que divulgou nas redes uma foto ao lado dos dois novos ministros do governo.
Após dois meses de conversas e articulações, Lula finalizou nessa quarta-feira a reforma ministerial e confirmou o PP, de Fufuca, no Ministério dos Esportes e o Republicanos, de Silvio Costa Filho, na pasta de Portos e Aeroportos. Os dois parlamentares já estavam confirmados na Esplanada desde o começo de agosto, mas ainda aguardavam a definição dos espaços dados pelo presidente para angariar votos no Congresso a favor dos interesses do Planalto.
Com as mudanças, Lula demite a segunda mulher em nove meses de governo. Ana Moser, que tinha respaldo de atletas e entidades esportivas, deixará o Ministério dos Esportes para dar lugar a Fufuca. Em julho, Lula tirou do primeiro escalão Daniela Carneiro, para nomear Celso Sabino na pasta do Turismo, em acordo com o União Brasil.
— Podemos ter mudança dos jogadores, mas não muda a estratégia e o plano tático do time — desse Padilha, acrescentando: — O presidente considera que a ministra (Ana Moser) vai continuar colaborando.
Segundo Padilha, a chegada de novos ministros no governo, indicados pelo Centrão, deve se se refletir na consolidação da base de Lula no Congresso.
— A nossa expectativa e o compromisso que tivemos tanto do deputado Silvio costa filho quanto do deputado André Fufuca é que aquilo que essas bancadas já vêm garantindo de aprovação dos projetos fundamentais para retomar o crescimento econômico, programas sociais, salvar a democracia rechaçando os golpistas, que esse compromisso continue — afirma Padilha.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado