Política
CPI do MST: base governista acionam MPF contra Zucco e Salles por ameaça e violação de domicílio
Nomes como Gleisi Hoffmann e Sâmia Bomfim pedem que os parlamentares sejam investigados por abusos que teriam cometido em diligência na Bahia
Quinze deputados que integram a base governista acionaram o Ministério Público Federal (MPF) contra o Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) e Ricardo Salles (PL-SP), respectivamente presidente e relator da CPI do MST. A representação sugere que os parlamentares tenham cometido abuso de autoridade durante as diligências do colegiado no estado da Bahia.
O documento assinado por nomes como a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann e a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) argumenta que os líderes da CPI teriam ameaçado e invadido residências de sem-terras durante a abordagem.
De acordo com a base, a oposição adentrou assentamentos sem autorização, constrangeu moradores ao produzir gravações sem autorização, além de ter aderido tom de ameaça.
"Ora, na mesma toada da primeira 'visita técnica' levada a cabo pelos denunciados, durante a diligência realizada na Bahia ficou evidente a entrada forçada nas casas/residências (barracos, galpões etc) dos assentados e a continuidade da violência perpetrada contra aquelas pessoas humildes", diz trecho da representação.
Neste contexto, os signatários pedem que a Procuradoria-Geral da República instaure investigação sobre o tema para que Zucco e Salles sejam autuados por danos morais coletivos.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado