Política

STF prepara lista tríplice para o TSE só com mulheres para entregar a Lula

Nomes das três juristas serão enviados para deliberação do presidente da República

Agência O Globo - GLOBO 06/09/2023
STF prepara lista tríplice para o TSE só com mulheres para entregar a Lula
STF - Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Em meio a pressões para indicação de uma mulher para a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), a Corte vota nesta quinta-feira uma lista tríplice com nomes de três mulheres para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação ocorrerá antes do início da sessão de julgamentos.

A vaga para a qual será escolhida uma mulher é de ministra substituta na classe dos juristas. Pela composição, o TSE conta com integrantes oriundos do STF, do Superior Tribunal de Justiça e da advocacia.

A posição de ministra substituta foi aberta com o término do mandato da ministra Maria Cláudia Bucchianeri. A lista foi elaborada com nomes escolhidos pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Com a definição pelo Supremo, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolher a nova ministra. Em junho, ele nomeou também para a vaga de ministra substituta a advogada Edilene Lobo, a primeira mulher negra a integrar o Tribunal.

Na ocasião, concorriam na lista tríplice, além de Lobo, as advogadas Daniela Borges e Marilda Silveira. A elaboração de uma lista apenas com mulheres contempla uma demanda das ministras Rosa Weber, presidente do Supremo, e Cármen Lúcia. Por isso, de acordo com a tradição do TSE, é esperado que o nome delas reapareça no rol que será formado pelos ministros nesta quinta.

Daniela Borges é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA). Professora, a advogada Marilda Silveira já figurou em outra lista tríplice para o TSE e é próxima ao ministro da Justiça, Flávio Dino.

Outros dois nomes candidatos a concorrer à vaga são os das advogadas Ezikelly Barros, que liderou o processo que levou à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em junho, e Vera Lúcia Araújo, que já concorreu ao posto em 2022. Ela é uma das advogadas negras que vêm sendo cotadas para o STF e ganhou o apoio de diversas entidades nos últimos dias.