Política
Câmara aprova criação de diretoria da Codevasf, que deve ser dada ao Republicanos
O partido também deve indicar o deputado Silvio Costa Filho para o Ministério de Portos e Aeroportos
A Câmara aprovou nesta terça-feira a criação de uma nova diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A mudança foi incluída na Medida Provisória do reajuste dos salários dos servidores públicos pela relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). De acordo com ela, a iniciativa foi feita a pedido do governo. A MP perde validade na próxima sexta-feira e ainda precisa ser votada pelo Senado.
A indicação da nova diretoria deve caber à bancada do Republicanos na Câmara. A aprovação acontece em meio a tentativa do governo de atrair o partido para ter base na Casa. O líder da legenda na Câmara, Hugo Motta (PB), defendeu o trecho da MP durante a sessão de hoje do plenário. Ele negou que o tema seja um "jabuti", jargão usado para se referir a temas estranhos ao texto inicial de um projeto, proposta ou MP.
– Essa criação tem total pertinência temática. Nós estamos debatendo uma medida provisória que trata do reajuste salarial dos servidores federais e estamos tratando aqui da criação de um espaço, dentro da estrutura governamental do governo federal, para que servidores federais possam ser nomeados.
A Codevasf é presidida nacionalmente por Marcelo Moreira, engenheiro da Bahia ligado ao líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA). O Republicanos já indicou uma das superintendências da Codevasf em Pernambuco.
A relatora da MP repetiu a mesma linha adotada no discurso de Hugo Motta e disse que a iniciativa não é estranha ao objetivo inicial da medida.
– Criar um cargo na Codevasf para que a empresa possa melhor atender não é matéria estranha. Nós aqui estamos tratando de tabelas de cargos e vencimentos. Objetivamente a criação de uma diretoria assim não se perfaz como matéria estranha e nós concordamos com o deputado Hugo Motta, solicitamos que esse plenário aprove a criação da quarta diretoria da Codevasf.
Com a decisão do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, de evitar se associar ao governo, é Motta quem tem sido o representante do partido na negociação com o Poder Executivo por cargos. O Palácio do Planalto já confirmou que o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) será ministro, mas ainda não definiu a pasta. Hoje o cenário mais provável é que ele vá para o Ministério de Portos e Aeroportos. O Republicanos também tem a expectativa de indicar o comando da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), cargo também pleiteado por PP e PSD.
O deputado André Fufuca (PP-MA) também deverá se tornar ministro, mas no caso dele há um imbróglio porque o PP deseja o Desenvolvimento Social, algo que o governo não confirmou que irá fazer. Além disso, o partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), deve emplacar a ex-deputada Margarete Coelho como presidente da Caixa Econômica Federal e indicar vice-presidências do banco. O ex-presidente da estatal Gilberto Occhi deve se tornar um dos vices.
As negociações devem se retomadas a partir do dia 28, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá retornar de uma viagem a países da África.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado