Política

Câmara aprova arcabouço fiscal que substitui atual teto de gastos

beatriz.albuquerque 22/08/2023
Câmara aprova arcabouço fiscal que substitui atual teto de gastos
Deputados em sessão do Plenário - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o projeto do novo regime fiscal, ou arcabouço fiscal, que substitui o atual teto de gastos e cria novas regras para despesas da União. O texto teve 379 votos a favor e 64 contrários.

Os parlamentares aprovaram o parecer do relator, deputado Cláudio Cajado, do PP - BA, que incluiu apenas duas mudanças aprovadas pelos senadores.

A retirada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Constitucional do Distrito Federal da meta fiscal, feita pelos senadores, foi mantida pela Câmara. Mas as despesas com ciência e tecnologia permanecerão como gastos limitados pela regra fiscal.

O líder da oposição, Carlos Jordy, do PL - RJ, considera que a proposta representa uma falta de comprometimento do governo com a questão fiscal.

Já a deputada Jandira Feghali, do PCdoB - RJ, considera que o novo marco é  fiscal fundamental para geração de novos investimentos no país.

O novo marco fiscal busca manter as despesas públicas abaixo da receita anual. E caso haja sobras, elas deverão ser usadas para investimentos. Há uma faixa de tolerância de 0,25 pontos percentuais, para cima ou para baixo, das metas fiscais que serão estabelecidas.

O governo federal já estabeleceu a meta de zerar o déficit público em 2024, com a previsão de um superavit de 0,5% para 2025 e 1% em 2026. Caso não consiga cumprir essas metas, o novo regime prevê limitação nas despesas.

Para evitar um congelamento das despesas, elas deverão crescer ao menos 0,6% da variação da receita. Independente do aumento da receita, o marco fiscal estabelece um aumento máximo anual de 2,5% das despesas.

Uma série de exceções ao teto de gastos foram criadas, como transferência legais para estados e municípios, créditos emergenciais para calamidade pública e a política de valorização do salário mínimo.

Com a aprovação pelos deputados, o novo regime fiscal vai para sanção do presidente Lula.

Política Agora, a matéria vai para sanção do presidente Lula Brasília 22/08/2023 - 21:49 Roberto Piza / Beatriz Albuquerque Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional novo arcabouço fiscal terça-feira, 22 Agosto, 2023 - 21:49 240:00