Política
Valdemar, marqueteiro e coronel: saiba quem são os personagens do relato de hacker à CPI do 8 de Janeiro
Walter Delgatti Neto aponta participação de figuras do PL e do Exército em trama que envolve o processo eleitoral, em 2022
Em depoimento à CPI do 8 de Janeiro, o hacker Walter Delgatti Netto, preso desde o começo do mês por tentativa de invadir o sistema eleitoral no ano passado, afirmou que o processo envolveu a participação de figuras ligadas ao PL, militares e ex-parlamentares. O esquema vem sendo investigado pela Polícia Federal, que no começo de agosto também realizou mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada Carla Zambelli (PL-SP), que fez a ponte entre o hacker e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Saiba quem teria envolvimento na trama, segundo Delgatti:
Coronel Marcelo Jesus
O coronel Marcelo Jesus atuou no Alto Comando do Exército até 2020 quando, segundo o Portal de Transparência, teria se reformado. Em depoimento à CPI, Delgatti afirmou que o militar teria intermediado seu contato com o general Freire Gomes, que teria participado de uma trama para pedir o grampeamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Delgatti informou à comissão que partiram do coronel Jesus pedidos para que ele autenticasse relatórios fraudulentos sobre o processo eleitoral a partir de dados que constavam no repositório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Depois de se aposentar, entre fevereiro e julho deste ano, exerceu um cargo de diretoria e assessoramento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desde então, é o único sócio-administrador da empresa MGJ Consultoria em Segurança e Comércio Exterior, com sede em Goiânia e com capital social R$ 525.000.
Duda Lima, marqueteiro do PL
Em depoimento, Delgatti disse que o marqueteiro do PL, Duda Lima, o teria pedido para que fizesse uma versão adulterada do código-fonte das urnas eletrônicas para fazer uma demonstração pública. A informação passada ao hacker em reunião que teria ocorrido no dia 9 de agosto de 2022 em que participaram integrantes da campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre eles, o marqueteiro.
Ele afirmou à CPI que o objetivo de Duda Lima era que o "código malicioso" fosse inserido em uma urna eletrônica para dar a entender ao público, de forma errônea, que o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seria passível de manipulações, como registrar um voto diferente do digitado pelo eleitor.
Entenda: CPI pede para STF determinar que Delgatti deve responder perguntas que não o incriminem
— No dia 7 de setembro (de 2022), (a ideia era) eles pegarem uma urna, emprestada da OAB (Ordem dos Advogados Brasil), eu acredito, para que eu colocasse um aplicativo meu lá e mostrasse à população que é possível apertar um voto e sair outro. (...) Eles queriam que eu fizesse um código-fonte meu, não o oficial do TSE, e inserisse essas linhas que eles chamam de código malicioso, porque ele tem como finalidade enganar, colocar dúvidas na eleição — afirmou Delgatti.
Valdemar Costa Neto
Presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto teria participado do encontro de agosto passado, do qual também participou o marqueteiro da legenda, Duda Lima, de acordo com o depoimento do hacker à CPI do 8 de Janeiro.
Na ocasião, teriam participado o presidente nacional e o marqueteiro do PL, além da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e de seu irmão, Bruno Zambelli (PL-SP), deputado estadual por São Paulo, e o marido da parlamentar, o coronel Aginaldo Oliveira, ex-comandante da Força Nacional no governo Bolsonaro.
Em julho, Valdemar afirmou que partiu do hacker o interesse em encontrá-lo e que, no encontro, teria manifestado o interesse em ser contratado pelo PL. A informação foi divulgada ao programa Estúdio i, da GloboNews
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado