Política
Procuradoria Geral da República pede para STF anular investigação da PF que cita Arthur Lira
Em sigilo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu para o Supremo Tribunal Federal (STF) anular toda a investigação da Polícia Federal sobre desvios na aquisição de kits robótica por prefeituras de Alagoas. O inquérito envolve o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A informação é da coluna de Aguirre Talento no UOL.
Na manifestação sigilosa, a PGR argumentou que o nome de Lira foi citado na investigação desde a fase inicial do inquérito. O órgão argumenta que a apuração deveria ter iniciado no próprio STF e não na primeira instância. A solicitação é assinada pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo.
A PGR apresentou a manifestação para fundamentar o julgamento de recurso apresentado pela defesa de Lira, que tenta derrubar a investigação. A defesa do parlamentar paralisou a apuração por ordem do ministro Gilmar Mendes.
Segundo a defesa de Lira, o inquérito tinha objetivo de investigar Lira e não poderia ter tramitado na primeira instância. O caso foi enviado ao Supremo em junho, após serem encontradas anotações de supostos pagamentos e despesas ao presidente da Câmara.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado