Política
Arthur Lira diz que trabalha por 'composição adequada' de reforma ministerial
Presidente da Câmara reforça, porém, que a prerrogativa da escolha de ministros é de Lula
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi às redes sociais afirmar estar trabalhando para a “composição adequada” na reforma ministerial, porém, reforçou que a prerrogativa da escolha de ministros é do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A declaração de Lira acontece em meio às negociações do governo para encaixar no seu primeiro escalão nomes do PP e do Republicanos. Lula deve se reunir nessa semana com caciques da Câmara para destravar a reforma ministerial.
As mudanças deverão começar pelo comando da Caixa Econômica Federal, cuja favorita para assumir é a ex-deputada Margarete Coelho, nome de confiança de Lira. Um encontro entre o parlamentar alagoano e Lula está previsto para os próximos dias.
O líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), aliado próximo a Lira, e o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) já foram escolhidos por suas bancadas para representá-las no primeiro escalão. Articuladores políticos de Lula já apresentaram ao presidente diversos cenários possíveis, mas os ministérios que os dois parlamentares vão ocupar seguem indefinidos.
Com a ocupação de ministérios por PP e Republicanos, a projeção no Planalto é contar com cerca de 350 dos 513 votos do plenário da Câmara.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado