Política

Gilmar Mendes determina suspensão do inquérito policial que investiga Arthur Lira por desvios de verbas do FNDE

Cinara Corrêa com agências 06/07/2023
Gilmar Mendes determina suspensão do inquérito policial que investiga Arthur Lira por desvios de verbas do FNDE
Foto: Arquivo

Atendendo pedido da defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de inquérito policial que investiga supostos desvios de recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) em Alagoas.

Os advogados de Lira apresentaram a reclamação contra inquérito aberto para investigar supostos crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro na compra de kits de robótica para municípios alagoanos.

Os argumentos no pedido foram de que a investigação aberta em primeira instância tinham Lira como alvo, mas houve uma tentativa de “burlar as regras de competência”, pois o parlamentar tem foro de prerrogativa.

Nesta quarta-feira, 05, o juiz Roney Raimundo Leao Otilio, da 2ª Vara Federal da Justiça Federal de Alagoas, enviou ao STF o inquérito que investiga supostos crimes relacionados aos kits de robótica para municípios alagoanos.

O juiz informou à Suprema Corte que a Polícia Federal (PF) apontou possível envolvimento do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na compra dos equipamentos de robótica. Por ser deputado federal, Lira tem foro privilegiado e por isso a investigação foi encaminhada ao STF, responsável pelo julgamento de parlamentares.