Política
Após inelegibilidade, AGU prepara ação contra Bolsonaro por improbidade
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos, a Advocacia-Geral da União (AGU) já começou a preparar uma série de ações judiciais contra o ex-mandatário na esfera cível.
De acordo com informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a ideia é ingressar com ações por improbidade administrativa e por dano material e moral coletivo, cobrando indenizações do ex-presidente.
Por 5 votos a 2, o TSE tornou Bolsonaro inelegível durante oito anos, a contar de 2022 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Além da ação julgada na última sexta-feira (30), existem outras 15 contra o ex-capitão tramitando no tribunal.
A decisão se deu pelos ataques, sem provas, que o ex-chefe do Executivo fez ao sistema eleitoral brasileiro em uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Planalto, em julho do ano passado.
Vale destacar que no mesmo dia da condenação de Bolsonaro no TSE, o ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a AGU pedindo ações de indenização pelos danos causados pelo ex-mandatário ao Judiciário e à sociedade.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado