Política
Senado fará homenagem à Marcha das Margaridas
O Senado fará sessão especial para homenagear a Marcha das Margaridas. O movimento, que surgiu no ano 2000, reúne mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta em busca de visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena. A marcha é feita a cada quatro anos em agosto, mês da morte da sindicalista Margarida Alves, assassinada em 1983. A data da sessão ainda será marcada.
O requerimento (RQS 383/2023) para a homenagem, aprovado nesta terça-feira (27), é do senador Beto Faro (PT-PA). No documento, o senador lembra que o movimento é parte da Marcha Mundial das Mulheres, com um “forte caráter de denúncia ao projeto neoliberal”.
“Desde então, coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Contag), a Marcha foi se instituindo como um processo de mobilização próprio, construído de maneira permanente nas comunidades e estados, cuja ação nacional passou a acontecer a cada quatro anos, sendo assim, realizada no ano de 2003, 2007, 2011, 2015, 2019", diz o senador. Ele lembra que, em 2019, estima-se que 100 mil mulheres participaram da mobilização.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado