Política
Comissão do Esporte: Romário e Kajuru são eleitos por aclamação
Os senadores Romário (PL-RJ) e Jorge Kajuru (PSB-GO) formam a dupla de comando da Comissão de Esporte (CEsp), um dos novos colegiados criados com a aprovação do PRS 63/2023 em 6 de junho. Romário foi eleito presidente para o biênio 2023-2024, enquanto que Kajuru foi escolhido como o vice-presidente da comissão instalada nesta quarta-feira (14). A eleição foi por aclamação.
A criação da CEsp ocorreu a partir do desmembramento da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que tratava do tema, e a renomeou Comissão de Educação e Cultura. Romário apontou que o esporte assume cada vez mais importância na sociedade tanto como ferramenta de ensino e socialização quanto na dimensão econômica e laboral. Entre outros temas, Romário destacou que o colegiado vai debater a questão das apostas esportivas.
— A criação da Comissão de Educação era um pleito antigo da bancada ligada ao esporte. Faremos um belo trabalho — disse o primeiro presidente da nova comissão.
Ao assumir o cargo de vice-presidente, Kajuru afirmou que a CEsp vai trabalhar de forma independente.
— Esta comissão para mim é praticamente uma CPI. Nós faremos história no esporte brasileiro entrando nas feridas que nunca ninguém entrou — disse o senador.
Haverá uma adaptação no número de parlamentares na Comissão de Educação e Cultura. Serão 21 integrantes a partir de 2025 (atualmente são 27 membros titulares). Já a Comissão de Esporte contará com 11 membros.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado