Política
Cleitinho quer imposto a ser cobrado dos partidos
Durante pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (25), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) anunciou que vai apresentar um projeto de lei para taxar os partidos políticos. Segundo ele, é justo que essas legendas paguem 50% de imposto sobre os recursos que recebem do fundo partidário e do fundo eleitoral.
O senador afirmou que tomou essa decisão após um deputado federal do PT informar que vai propor um tributo, com alíquota de 20%, sobre a propriedade de armas de fogo — que seria similar ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Ao criticar essa iniciativa, Cleitinho declarou que o povo brasileiro não aguenta mais arcar com uma carga tributária tão alta, e que é justo taxar os partidos.
— Então, o que estou eu fazendo aqui? Já que eu não consigo acabar com o fundo eleitoral e o fundo partidário, para que político nenhum tenha dinheiro para fazer campanha, o que estou fazendo aqui, que é mais do que justo, é fazer os partidos também pagarem 50% de imposto. Vão ter de pagar imposto também. É mais do que justo e mais do que necessário, porque os partidos não têm utilidade nenhuma no país — afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela