Política

Ronaldo Medeiros critica o governo federal sobre à realização do Enem

14/04/2021
Ronaldo Medeiros critica o governo federal sobre à realização do Enem

Ronaldo Medeiros ( Igor Pereira/ALE)

O recorde na taxa de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) a fazer pronunciamento criticando o governo federal sobre as decisões tomadas acerca do exame, durante a sessão plenária ocorrida na manhã desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Alagoas.

“Esse ano, o Enem foi realizado no meio de uma pandemia, de forma desorganizada, dando mau exemplo para o mundo. Principalmente, porque as famílias e os alunos pediam para não ser realizado”, inicia Medeiros.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3.052.633 pessoas não compareceram nos dias das provas presenciais, um total de 51,5% de abstenção; já o Enem Digital teve uma abstenção de 71,3%, cerca de 66.370 estudantes.

“Imagine esses mais de três milhões de jovens que queriam fazer o Enem, que queriam cursar uma faculdade, tiveram seus sonhos esquecidos e adiados devido a um governo insensível. Um governo que não leva a sério a pandemia, saúde e não leva a sério a educação”, pontuou o deputado.

Ronaldo Medeiros acusa o governo federal e o Inep pela falta de sensibilidade com os estudantes brasileiros, ainda mais com os alunos da rede pública de ensino, tendo em vista que o presidente brasileiro vetou o projeto de lei que garantia internet e equipamentos para esses discentes.

“Nós teremos uma quantidade de jovens fora da universidade, que vão ficar com sequelas, devido a um governo que não foi capaz de organizar e ter a sensibilidade para adiar uma prova e oferecer condições aos alunos de terem acesso a tecnologia”, ressalta o deputado estadual.