Poder e Governo
Bancada trans: de Erika Hilton a Duda Salabert, veja como foi o desempenho nas urnas
Número de postulantes trans e travestis nas eleições deste ano foi 45% maior que o das últimas eleições
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) recebeu votação expressiva em São Paulo, alcançando quase 1.596.472 votos, sendo a segunda mais votada do estado. Em Minas Gerais, Duda Salabert (PSOL-MG) obteve mais de 229 mil votos (com 99,88% das urnas apuradas), sendo a terceira mais votada no estado. Já Thabatta Pimenta (PV-RN) somava 92.735 votos, a décima mais votada do Rio Grande do Norte, que conta com oito cadeiras na Câmara.
O número de candidatos trans e travestis que registraram candidaturas com o nome social voltou a crescer nestas eleições. Em consulta à base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 54 candidatos aparecem como optantes pelo registro com essa identificação, um aumento de 45% em relação ao último pleito federal, em 2022. É a segunda vez que o número cresce desde que o uso do nome social passou a ser permitido — e computado para a cota de gênero — por decisão do TSE. Em 2018, foram 29 candidaturas.
O uso do nome social no registro e na urna já havia sido adotado em peso, também, nos pleitos municipais. Foram 348 pedidos de candidatura na eleição de 2024 e 171 na de 2020.
Dos 54 registros de candidaturas (cinco delas já deferidas) em 2026, 53 são para cargos do Legislativo: candidatos a deputado federal ou estadual. O único candidato ao Executivo é Seu Alex (PSTU), que pleiteia o cargo de vice-governador do Pará na chapa de Well Macêdo (PSTU).
A inclusão do nome social — pelo qual pessoas travestis e trans preferem ser chamadas, de acordo com a sua identidade de gênero — em documentos passou a ser possível em cartórios, sem ação judicial, em 2018. Daquele ano até 2025, foram mais de 18 mil pedidos no país.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório
-
5SAÚDE
Rumor aponta que aliados de JHC pretendem demitir funcionários do Hospital Regional de Santana