Poder e Governo
Lula cumpre agenda no Ceará, onde o PT busca fortalecer chapa que enfrentará Ciro Gomes
Em uma das frentes, o campo governista pressiona o senador Cid Gomes a disputar a reeleição para antagonizar com o irmão
O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) participa nesta quinta-feira de agenda no Ceará, em meio à indefinição sobre a composição da chapa do governador Elmano de Freitas (PT). Lula compareceu à conferência de entregas e anúncios referentes à Ferrovia Transnordestina .
'Fidelidade e compromisso' :
Em carta a caligrafias:
Atrasado nas pesquisas, o campo petista tenta fortalecer a chapa de Elmano. A previsão do diretório estadual é que a definição do vice e dos candidatos ao Senado seja finalizada até o próximo dia 15.
Em uma das frentes, o campo governista pressionou o senador Cid Gomes (PSB) a disputar a reeleição para antagonizar com o irmão, com quem rompeu após desentendimento em 2022.
Elmano busca a sexta vitória consecutiva da esquerda, mas aparece estacionado na faixa dos 30% nas pesquisas de intenção de voto. Já Ciro se filiou ao PSDB em outubro e busca consolidar uma chapa, cuja composição ainda não foi anunciada, que una a oposição ao petismo no estado.
Padrinhos políticos
Enquanto opositores o acusam de não ter uma marca própria à frente do Executivo, Elmano aposta na presença de padrinhos políticos na campanha: o presidente Lula e o ex-governador Camilo Santana (PT), que deixaram o Palácio da Abolição em 2022. Camilo, inclusive, aparece à frente de Ciro nas pesquisas, mas o PT nega a possibilidade de ele substituir Elmano nas urnas.
Com a presença de Cid na chapa, o PT deseja utilizar esse antagonismo familiar para fortalecer Elmano. Mas o senador resiste, mesmo com a pressão pública da irmã, a deputada estadual Lia Gomes (PSB). Ele afirma ter um compromisso firmado com o deputado Junior Mano para que ele seja candidato do PSB ao Senado. A defesa da candidatura do aliado também é justificada por Cid pelo apoio angariado por Junior Mano entre prefeitos — mais de 40 já se comprometeram a atuar na campanha. A segunda vaga da chapa de Elmano ao Senado deve ser distribuída para outro partido da base do governo.
Ciro e Cid Gomes estão afastados há cerca de três anos, após discordarem sobre quem deveria ser o candidato do PDT , partido que integravam, no pleito estadual de 2022. O senador defendeu a continuidade da então governadora Izolda Cela, que assumiu o cargo após a saída de Camilo para disputar as eleições. Já Ciro bancou a candidatura do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio .
O objetivo de Ciro era ter um palanque no estado em sua campanha ao Planalto, quando disputou com Lula. O PT, que defendeu a candidatura de Izolda, rompeu com o PDT e lançou Elmano. O petista teve 54,02% dos votos, e o aliado de Ciro, 14,14% .
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
3ECONOMIA | AGRONEGÓCIO
Rafael Tenório anuncia novo investimento em Palmeira dos Índios e aposta no potencial do agro da região
-
4EMPREENDEDORISMO
Lula Cabeleira investe em novo shopping de Juazeiro do Norte e reforça aposta no potencial econômico da cidade
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Tornado atinge o Rio Grande do Sul e deixa feridos