Poder e Governo

‘De péssimo nível, estou muito feliz pelo rebaixamento’, diz Tarcísio sobre desfile da Acadêmicos de Niterói

Governador de São Paulo afirma ter se sentido 'ofendido' com críticas à família feitas pela escola de samba

Agência O Globo - 19/02/2026
‘De péssimo nível, estou muito feliz pelo rebaixamento’, diz Tarcísio sobre desfile da Acadêmicos de Niterói
‘De péssimo nível, estou muito feliz pelo rebaixamento’, diz Tarcísio sobre desfile da Acadêmicos de Niterói - Foto: Reprodução / Instagram

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou duramente o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola de samba do Rio de Janeiro, e celebrou o rebaixamento da agremiação ao Grupo de Acesso.

A escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apresentou uma ala polêmica com “famílias em conserva”, em crítica aos evangélicos, o que gerou forte reação de setores religiosos e políticos conservadores.

Durante evento de entrega da primeira etapa da adutora Alça Sudoeste, em Itapecerica da Serra, nesta quinta-feira (19), Tarcísio declarou:

— O carnaval da Acadêmicos de Niterói foi horroroso, de péssimo nível, de péssimo gosto, uma infelicidade da escola de samba que apostou no divisionismo, resolveu atacar a família e os evangélicos. Eu me senti agredido, várias pessoas de bem se sentiram agredidas, as famílias se sentiram agredidas. Não podia ter tido outra repercussão, já vai tarde, rebaixamento bem-vindo, estou muito feliz pelo rebaixamento dela — afirmou o governador.

Na segunda-feira, Tarcísio já havia publicado um vídeo em suas redes sociais criticando a homenagem da escola ao presidente Lula, alegando que o desfile configuraria propaganda eleitoral antecipada.

A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval carioca e desfilará na Série Ouro em 2027, após somar 264,6 pontos na apuração. Os piores desempenhos da escola foram nos quesitos "fantasias" (29,0), "alegorias e adereços" (29,1) e "enredo" (29,3). Apenas no item "samba-enredo" a escola recebeu nota máxima de dois jurados.

Uma das alas do desfile retratou evangélicos em "lata de conserva", o que provocou reações da Bancada Evangélica e de políticos de direita. O episódio gerou acusações de intolerância religiosa contra a escola e sua direção.