Poder e Governo
‘De péssimo nível, estou muito feliz pelo rebaixamento’, diz Tarcísio sobre desfile da Acadêmicos de Niterói
Governador de São Paulo afirma ter se sentido 'ofendido' com críticas à família feitas pela escola de samba
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou duramente o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola de samba do Rio de Janeiro, e celebrou o rebaixamento da agremiação ao Grupo de Acesso.
A escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apresentou uma ala polêmica com “famílias em conserva”, em crítica aos evangélicos, o que gerou forte reação de setores religiosos e políticos conservadores.
Durante evento de entrega da primeira etapa da adutora Alça Sudoeste, em Itapecerica da Serra, nesta quinta-feira (19), Tarcísio declarou:
— O carnaval da Acadêmicos de Niterói foi horroroso, de péssimo nível, de péssimo gosto, uma infelicidade da escola de samba que apostou no divisionismo, resolveu atacar a família e os evangélicos. Eu me senti agredido, várias pessoas de bem se sentiram agredidas, as famílias se sentiram agredidas. Não podia ter tido outra repercussão, já vai tarde, rebaixamento bem-vindo, estou muito feliz pelo rebaixamento dela — afirmou o governador.
Na segunda-feira, Tarcísio já havia publicado um vídeo em suas redes sociais criticando a homenagem da escola ao presidente Lula, alegando que o desfile configuraria propaganda eleitoral antecipada.
A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval carioca e desfilará na Série Ouro em 2027, após somar 264,6 pontos na apuração. Os piores desempenhos da escola foram nos quesitos "fantasias" (29,0), "alegorias e adereços" (29,1) e "enredo" (29,3). Apenas no item "samba-enredo" a escola recebeu nota máxima de dois jurados.
Uma das alas do desfile retratou evangélicos em "lata de conserva", o que provocou reações da Bancada Evangélica e de políticos de direita. O episódio gerou acusações de intolerância religiosa contra a escola e sua direção.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista