Poder e Governo

Moraes autoriza Derrite a visitar Bolsonaro na "Papudinha"

Cela de Bolsonaro se torna ponto estratégico para articulações políticas visando as eleições de 2026

Agência O Globo - 16/02/2026
Moraes autoriza Derrite a visitar Bolsonaro na 'Papudinha'
Moraes autoriza Derrite a visitar Bolsonaro na "Papudinha" - Foto: Reprodução / internet

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro no Complexo Penitenciário da Papuda. A visita poderá ocorrer no dia 25 de fevereiro, entre 8h e 10h.

Desde 15 de janeiro, Bolsonaro cumpre pena na ala conhecida como "Papudinha". Em pleno ano eleitoral, sua cela se transformou em um espaço estratégico para discussões políticas, recebendo aliados como o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Para esta e a próxima semana, estão previstas as visitas dos senadores Bruno Bonetti (PL-RJ) e Carlos Portinho (PL-RJ), além dos deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ubiratan Sanderson (PL-RS).

O ex-presidente foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão, em regime fechado, por chefiar organização criminosa envolvida em tentativa de golpe de Estado. Desde novembro, Bolsonaro estava custodiado em uma Sala de Estado-Maior na sede da Polícia Federal.

Guilherme Derrite, ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, é cotado para disputar uma vaga ao Senado, caso o governador Tarcísio de Freitas permaneça no cargo e busque a reeleição. Tarcísio era apontado como o favorito do mercado financeiro para a corrida presidencial, mas a escolha do senador Flávio Bolsonaro para liderar o grupo bolsonarista alterou o cenário.

Além disso, Derrite passou a ser considerado como possível vice de Flávio Bolsonaro, reforçando a pauta da segurança pública. Ele foi relator do projeto antifacção, protagonizando embates com o governo Lula.