Poder e Governo
Blocos de SP distribuem leques com referências à reeleição de Lula e número do PT
Brindes foram entregues no Bloco Tarado ni Você e no Bloco dos Bancários no sábado, na região da República
Durante a passagem de blocos de Carnaval pelo Centro de São Paulo, no sábado (14), foliões receberam leques com mensagens de teor eleitoral, confeccionados por equipes de parlamentares do PT e do PSOL. Os itens foram distribuídos nos blocos Tarado ni Você e Bloco dos Bancários, ambos na região da República.
Leques trazem imagens e frases políticas
Dois modelos de leques, produzidos pela deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP), exibiam o rosto do presidente Lula e o número do partido nas urnas. Em um deles, lia-se: “Hoje eu tô mais 13 do que nunca”. Nas redes sociais, assessores da parlamentar divulgaram vídeos mostrando a distribuição dos materiais. Vale lembrar que a propaganda eleitoral antecipada é proibida pela legislação vigente. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi procurado para comentar o caso, mas não respondeu até o fechamento desta edição.
As equipes do deputado estadual Guilherme Cortez e da Bancada Feminista da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), ambos do PSOL, também elaboraram um leque distribuído aos foliões do bloco Tarado ni Você. O objeto trazia imagens de elementos da cultura popular brasileira, como chinelos Havaianas, vira-lata caramelo e Zé Gotinha, além de referências ao Oscar. Na frente, a frase “O Brasil tá com tudo” e, no verso, um texto que mencionava “golpista soluçando na cadeia” e uma chamada explícita para as eleições de 2026: “2026 é a nossa chance de fazer a limpa nesse Congresso inimigo do povo, reeleger Lula e mostrar que o Brasil é nosso”.
Tradicional bloco e protestos políticos
O Tarado ni Você é um dos blocos mais tradicionais de São Paulo e tem histórico de manifestações políticas. No desfile deste sábado, houve um protesto antes do cortejo, com mulheres de rostos cobertos segurando uma faixa com os dizeres “sequestraram o Carnaval”. O grupo também criticou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que, segundo os organizadores, estaria tentando privatizar a festa de rua na capital.
Participação de parlamentares e distribuição de brindes
A advogada Natália Szermeta Boulos, pré-candidata a deputada federal e esposa do ministro Guilherme Boulos (PSOL), desfilou ao lado da deputada estadual Ediane Maria (PSOL). As equipes das duas também distribuíram leques, desta vez com referências ao Oscar, imagens da atriz Fernanda Torres e do filme “O Agente Secreto”, além de menções discretas aos perfis das parlamentares nas redes sociais.
Precedentes e posicionamento
A distribuição de leques com conteúdo político em blocos de Carnaval paulistanos não é novidade. Em 2024, ano de eleições municipais, o TRE-SP aplicou multa de R$ 5 mil ao próprio Guilherme Boulos por propaganda eleitoral antecipada durante o Carnaval, após publicação nas redes sociais exibindo foliões com leques que faziam alusão ao político.
Sobre a ação deste ano, o deputado estadual Guilherme Cortez afirmou, em nota, que “a Justiça Eleitoral tem entendimento claro de que a expressão de opiniões e ideias políticas não se confunde com campanha eleitoral antecipada, que se restringe ao pedido explícito de voto para determinado candidato. Reeleger o presidente Lula é um objetivo político para toda a esquerda – como é dito diariamente por parlamentares, governadores e ministros em entrevistas, discursos etc. Por que isso seria diferente no Carnaval? A campanha eleitoral será feita dentro do calendário da Justiça”.
Procuradas, a deputada federal Juliana Cardoso e a Bancada Feminista da Alesp ainda não se manifestaram.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista