Poder e Governo

Tarcísio faz trocas no governo e nomeia presidente do Republicanos para a Casa Civil

Arthur Lima, o antigo titular e considerado braço direito do governador, vai para a secretaria de Justiça

Agência O Globo - 23/01/2026
Tarcísio faz trocas no governo e nomeia presidente do Republicanos para a Casa Civil
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (22) mudanças importantes em seu secretariado. Arthur Lima deixa o comando da Casa Civil para assumir a Secretaria de Justiça. O novo chefe da Casa Civil será Roberto Carneiro, atual presidente estadual do Republicanos. Segundo nota oficial do governo, as alterações passam a valer a partir desta sexta-feira (23).

"Lima chefiou a Casa Civil do Estado desde o início da gestão, em janeiro de 2023, e passará o cargo para Roberto Carneiro. Lima é advogado, graduado pela UnB (Universidade de Brasília), e bacharel em ciências militares pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). Já Carneiro é pós-graduado em gestão e empreendedorismo pela PUC-RS, foi secretário da Casa Civil do Espírito Santo, diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado e secretário de Governo de Vitória", informou a gestão estadual em comunicado divulgado na noite desta quinta-feira.

Reconhecido como braço direito de Tarcísio, Arthur Lima integra o governo paulista desde o primeiro dia do atual mandato.

Trocas ocorrem após cancelamento de visita a Bolsonaro

As mudanças no alto escalão do governo acontecem em meio a tensões políticas, após o cancelamento da visita que Tarcísio faria ao ex-presidente Jair Bolsonaro, na Papudinha, nesta quinta-feira. O compromisso havia sido confirmado pelo próprio governador na terça-feira (20), mas foi suspenso horas depois sob a justificativa de que ele já teria compromissos em São Paulo.

Apesar da agenda, Tarcísio realizou apenas despachos internos no Palácio dos Bandeirantes e não recebeu interlocutores ao longo do dia. Em contato com O GLOBO, assessores informaram que o governador está "se preservando" e "cuidando da cozinha".

A visita a Bolsonaro foi remarcada para a próxima semana e oficializada por meio de publicação nas redes sociais. No mesmo post, Tarcísio também anunciou sua intenção de disputar novamente o governo estadual.