Poder e Governo

Deputado federal Antônio Doido é alvo de operação da PF por corrupção e lavagem de dinheiro

Polícia cumpriu mandado no apartamento funcional do parlamentar em Brasília. Policiais encontraram celulares jogados em gramado.

Agência O Globo - 16/12/2025
Deputado federal Antônio Doido é alvo de operação da PF por corrupção e lavagem de dinheiro
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O deputado federal Antônio Doido (MDB-PA) foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (data), que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos e privados. O apartamento funcional do parlamentar, em Brasília, foi alvo de busca e apreensão. Durante a ação, policiais encontraram celulares jogados no gramado do prédio, arremessados pela janela durante o cumprimento do mandado.

De acordo com as investigações, o grupo suspeito fraudava licitações para desviar recursos públicos, utilizando os valores ilícitos para pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio. Ao todo, estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão no Pará e no Distrito Federal.

Em janeiro deste ano, a Polícia Federal prendeu um assessor de Antônio Doido com R$ 1 milhão em espécie, em Belém. O funcionário, que ocupava o cargo de secretário parlamentar no gabinete do deputado, foi surpreendido pelos policiais dentro de um carro ao lado de um representante comercial de uma empresa contratada por prefeituras do estado. O dinheiro estava guardado em uma mochila. Na ocasião, Antônio Doido não se manifestou sobre a prisão do ex-assessor.

Já em agosto, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um inquérito para investigar o deputado por suspeita de desvio de recursos públicos em contratos do governo do Pará, incluindo um relacionado a uma obra da COP30 prevista para Belém.