Poder e Governo

Em evento com Lula, Tarcísio critica polarização e defende diálogo

Governador de São Paulo pede convergência e mais diálogo durante lançamento de canal de notícias

Agência O Globo - 13/12/2025
Em evento com Lula, Tarcísio critica polarização e defende diálogo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Foto: Reprodução

Durante o lançamento do novo canal de notícias SBT News, em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) criticou a "polarização acirrada" no Brasil e defendeu a necessidade de convergência e diálogo. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acompanhou o discurso do governador na plateia.

— Às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente. Logo aqui, no Brasil, o país do sincretismo, o país da tolerância, está na hora de mudar essa chave. Está na hora de dar a volta por cima. Nós podemos sim pensar diferentes. O debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir a convergência. Um projeto de futuro — declarou Tarcísio.

Esse foi o primeiro encontro entre Lula e Tarcísio desde fevereiro, quando ambos participaram de reunião em Brasília para tratar de obras em São Paulo. Em setembro, durante o leilão do túnel Santos-Guarujá na B3, o governo federal foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Nos últimos meses, Tarcísio tem feito críticas diretas a Lula, chegando a afirmar que o país precisa “trocar o CEO”.

No evento desta sexta-feira, Lula e Tarcísio se cumprimentaram brevemente no estúdio do lançamento. Como o presidente chegou atrasado, permaneceu pouco tempo na sala vip, não se encontrando com o governador naquele momento. No estúdio, Lula chegou acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Tarcísio, que estava sentado, levantou-se para cumprimentar o presidente com um aperto de mão e, em seguida, saudou a primeira-dama.

Antes da chegada de Lula, Tarcísio conversou por vários minutos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e também com o ex-jogador Alexandre Pato, casado com Rebeca Abravanel, filha de Silvio Santos. O grupo conversou de forma cordial sobre diversos assuntos, entre eles o fato de o pai de Tarcísio, que também completaria 95 anos, ter estudado na mesma escola que Silvio Santos, a Celestino da Silvano, no Rio de Janeiro.

Ao fim da cerimônia, Lula, Tarcísio e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), conversaram rapidamente sobre a Enel. Nunes havia solicitado ao presidente apoio para resolver os frequentes apagões na capital paulista, já que a concessão de distribuição de energia elétrica é federal. Lula se comprometeu a conversar com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar do tema.

Em tom descontraído, Lula ainda comentou que Tarcísio havia emagrecido e perguntou: "A que horas você está levantando para fazer ginástica?". O governador respondeu, entre risos, que por volta das 6h da manhã.