Poder e Governo
PL suspende aliança com Ciro Gomes no Ceará após conflito entre Michelle e filhos de Bolsonaro
Decisão foi confirmada por Bolsonaro durante encontro na Superintendência da PF em Brasília
Após a briga pública entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a aliança costurada no Ceará para que os bolsonaristas apoiassem uma possível candidatura de Ciro Gomes ao governo foi suspensa. Em reunião realizada nesta terça-feira, em Brasília, ficou decidido que o partido irá buscar outro nome, já que Ciro não agrada a todas as alas da família.
A decisão foi confirmada por Bolsonaro em encontro com Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nesta terça, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde o ex-presidente cumpre pena. Após participar de um ataque coordenado com os irmãos, Flávio afirmou pela manhã que pediu desculpas a Michelle. Agora, ele diz que a ex-primeira-dama segue com poderes para se posicionar, desde que alinhada ao grupo familiar e com aval do patriarca. Coube ao deputado André Fernandes (CE), que articulava a aliança dos bolsonaristas com Ciro em seu estado, fazer o anúncio:
— A gente avançou nessas articulações tentando, sim, fazer ali uma aliança, uma composição para derrotar o PT no estado do Ceará. O presidente Bolsonaro desde sempre soube disso (da aliança com Ciro). Houve, como falou, um ruído de comunicação. Vou continuar lutando para que o estado do Ceará se livre das garras do PT, para que acorde. Eu estou aqui para dizer que faremos essa composição em conjunto. Acato a ordem do diretório nacional e ao que tu dedica vamos repensar, analisar um futuro melhor para o estado — disse Fernandes.
Briga por protagonismo
A disputa pelo protagonismo político na família Bolsonaro se intensificou com o início do cumprimento da pena do ex-presidente e veio a público na segunda-feira, após sinais de mal-estar nos bastidores.
De olho no espólio político do patriarca, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) se uniram em críticas à ex-primeira-dama Michelle por tentar interferir na articulação política no Ceará. Segundo eles, ao contestar a aliança do deputado André Fernandes (PL-CE) com o ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB), Michelle teria desrespeitado uma ordem direta do marido.
Michelle viajou ao Ceará no domingo para participar do lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo-CE) ao governo estadual e, no palco, criticou a aproximação de Fernandes e do PL com Ciro, que recentemente trocou o PDT pelo PSDB.
— É sobre essa aliança que vocês precipitaram a fazer. Fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita (Jair Bolsonaro), isso não dá. A pessoa continua falando que a família é de ladrão, é de bandido. Compara o presidente Bolsonaro a ladrão de galinha. Então, não tem como — afirmou Michelle.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada