Poder e Governo
Messias busca encontro com Pacheco para viabilizar apoio ao STF em meio a impasse entre Alcolumbre e Planalto
Reunião entre Pacheco e Messias deve ocorrer apenas após redução das tensões entre o governo federal e o Senado
Em busca de apoio no Senado para sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), solicitou um encontro com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente da Casa e nome preferido do Senado para a vaga de Luís Roberto Barroso, mas preterido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Messias aguarda um retorno de Pacheco para formalizar a reunião. O advogado-geral da União tem como meta conversar com os 81 senadores até a data de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, mas vem enfrentando obstáculos nesse processo.
A expectativa é que o encontro entre Pacheco e Messias aconteça apenas quando a tensão entre o Palácio do Planalto e o Senado diminuir. Considerado o favorito de Davi Alcolumbre para o STF, Pacheco deve aguardar uma sinalização do presidente do Senado para decidir se recebe Messias. Até o momento, Pacheco não se encontrou com Messias nem se pronunciou sobre as tentativas de contato desde que a indicação foi oficializada por Lula, em 20 de novembro.
O roteiro de Messias pelo Senado tem se mostrado desafiador. Nesta terça-feira, também a pedido do ministro, estava previsto um almoço com integrantes do bloco parlamentar Vanguarda, formado por 16 parlamentares do PL e do Partido Novo, mas a agenda foi cancelada.
As dificuldades de Messias no Senado refletem a crescente tensão entre Davi Alcolumbre e o Planalto, que se intensificou após a indicação do AGU ao STF. O cenário agravou-se no fim de semana, quando Alcolumbre acusou “setores do Executivo” de tentarem associar a dificuldade de apoio no Congresso à negociação de cargos. Em nota divulgada no domingo, o senador afirmou que há interferência indevida no processo de análise da indicação de Messias ao STF e classificou as insinuações como ofensivas “não apenas ao Presidente do Congresso Nacional, mas a todo o Poder Legislativo”.
Diante do impasse, aliados de Messias avaliam que apenas uma intervenção direta do presidente Lula poderá reverter o quadro. O presidente tem acompanhado o assunto de perto. Na segunda-feira, Lula almoçou com o senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação de Messias ao STF, em um compromisso fora da agenda oficial. No entorno presidencial, a percepção é de que somente uma conversa entre Lula e Alcolumbre poderá destravar a situação.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada