Poder e Governo

Moraes pede laudo da PF sobre Alzheimer de Heleno antes de decidir sobre prisão domiciliar

Ministro do STF aponta 'informações contraditórias' e ordena avaliação da memória e saúde do general

Agência O Globo - 01/12/2025
Moraes pede laudo da PF sobre Alzheimer de Heleno antes de decidir sobre prisão domiciliar
Moraes pede laudo da PF sobre Alzheimer de Heleno antes de decidir sobre prisão domiciliar - Foto: Reprodução / Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira que peritos médicos da Polícia Federal (PF) realizem uma avaliação detalhada do estado de saúde do ex-ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, para confirmar se ele realmente apresenta quadro de Alzheimer.

Segundo a decisão, os peritos deverão examinar a memória e outras funções cognitivas de Heleno, além de avaliar quais são os cuidados necessários para a manutenção de sua integridade física e cognitiva, e se há necessidade — ou não — de supervisão contínua.

Moraes justificou a medida diante da existência de "informações contraditórias" sobre o diagnóstico. O próprio Heleno revelou conviver com a doença desde 2018, após ser preso na semana passada. Já a defesa do ex-ministro afirma que o diagnóstico definitivo foi fechado apenas no início deste ano.