Poder e Governo

Michelle critica aproximação do PL com Ciro Gomes e é tratada como 'presidenciável' em evento em Fortaleza

Ex-primeira-dama considera 'precipitada' a aliança entre o partido e o ex-governador no Ceará e defende candidatura do senador Eduardo Girão em 2026

Agência O Globo - 30/11/2025
Michelle critica aproximação do PL com Ciro Gomes e é tratada como 'presidenciável' em evento em Fortaleza
Michelle Bolsonaro - Foto: Reprodução / Instagram

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou neste domingo a aproximação de integrantes do PL no Ceará com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB). A declaração foi feita durante o lançamento da pré-candidatura ao governo do estado do senador Eduardo Girão (Novo), em Fortaleza. Michelle classificou como precipitada a aliança formada entre membros do partido e Ciro Gomes. Em resposta, o presidente estadual do PL, deputado federal André Fernandes, afirmou que a articulação teve o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) antes de sua prisão.

— Adoro o André, passei em todos os estados falando dele, do [deputado estadual] Carmelo Neto e da esposa dele, que foi eleita. Tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, isso não dá. Nós vamos nos levantar e trabalhar para eleger o Girão. Essa aliança vocês se precipitaram em fazer — declarou Michelle após um aliado ler uma notícia sobre Ciro estar "orgulhoso" de ter redigido a denúncia que resultou na inelegibilidade de Bolsonaro, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2023.

Por trás da aliança, está o interesse de André Fernandes em viabilizar a candidatura de seu pai, o pastor Alcides Fernandes, para disputar uma vaga no Senado. O movimento, porém, é visto com ressalvas por Michelle, que já havia sinalizado desaprovação à escolha do parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais na semana anterior, exibindo Ciro criticando Bolsonaro.

Após ser alvo das críticas da ex-primeira-dama, André Fernandes rebateu, em conversa com jornalistas na saída do evento, e afirmou que a decisão de apoiar Ciro contou com o consentimento do ex-presidente.

— A esposa do ex-presidente Bolsonaro vem aqui e diz que fizemos a movimentação errada, sendo que o próprio presidente, no dia 29 de maio, pediu para ligarmos para Ciro Gomes no viva-voz e ficou acertado que o apoiaríamos. Logo em seguida, pelo presidente Valdemar Costa Neto também — disse Fernandes.

Ciro Gomes, que recentemente migrou do PDT para o PSDB, tem sido cogitado por aliados tucanos como possível candidato ao governo do Ceará, em oposição ao atual governador Elmano de Freitas (PT), que deve buscar a reeleição em 2026. Na ocasião de sua filiação ao PSDB, André Fernandes manifestou expectativa de que a oposição esteja unida no próximo pleito.

No evento deste domingo, Michelle foi tratada como "presidenciável" durante o discurso do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR), que também utilizou o termo ao se referir ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pré-candidato à Presidência. "Eu, presidenciável?", reagiu Michelle, fora do microfone. "Pra gente é", respondeu Deltan.