Poder e Governo

Gilmar Mendes e Guiomar anunciam separação após quase 20 anos: 'Cansamos de ser casados, mas não de ser amigos'

Ministro do STF e advogada se casaram em 2007, anos depois de se conhecerem na UnB

Agência O Globo - 29/11/2025
Gilmar Mendes e Guiomar anunciam separação após quase 20 anos: 'Cansamos de ser casados, mas não de ser amigos'
- Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, anunciou neste sábado a separação de sua esposa, Guiomar Feitosa, com quem manteve um relacionamento amoroso por 18 anos. Apesar do término, ambos enfatizaram que a amizade construída ao longo de quase 50 anos permanece intacta. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Guiomar destacou o vínculo amigável, enquanto o ministro reforçou o respeito mútuo entre eles.

— Cansamos de ser casados, mas não cansamos, e jamais cansaremos, de ser amigos — afirmou Guiomar. — Nada muda em uma relação de muita amizade e respeito — ressaltou Gilmar Mendes.

Mesmo após a separação, o ex-casal viajou junto para a Europa nesta semana, demonstrando que o convívio harmonioso permanece. Gilmar e Guiomar se conheceram durante o curso de Direito na Universidade de Brasília (UnB), mas, inicialmente, se casaram com outras pessoas.

O namoro só começou anos depois, quando ambos estavam solteiros. O casamento aconteceu em 2007, unindo as famílias: Guiomar, com cinco filhos e quatro netos, e Gilmar, com dois filhos e quatro netos, formando o que ela descreve como um "familião".

Na trajetória profissional, Guiomar foi assessora do então ministro Marco Aurélio Mello e, durante a presidência dele, atuou como secretária-geral do Tribunal. Gilmar Mendes, por sua vez, foi indicado ao STF pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, após exercer o cargo de Advogado-Geral da União. Segundo a Folha, foi nesse período que a convivência entre os dois se intensificou e o relacionamento amoroso teve início.