Poder e Governo

Eduardo Bolsonaro admite possível apoio a Tarcísio contra Lula, mas faz ressalvas: 'Tecnocrata de centro'

Aceno ao governador de São Paulo ocorre em meio a críticas à articulação de aliados para a disputa presidencial de 2026

Agência O Globo - 28/11/2025
Eduardo Bolsonaro admite possível apoio a Tarcísio contra Lula, mas faz ressalvas: 'Tecnocrata de centro'
Eduardo Bolsonaro - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Um dia após tecer críticas ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) admitiu que pode apoiar o chefe do Executivo paulista em uma eventual disputa pela Presidência contra Lula (PT). Em entrevista ao UOL, o parlamentar foi questionado sobre sua postura caso a direita se una em torno do nome de Tarcísio, cenário que surge em meio à indefinição sobre quem herdará o espólio político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso no último sábado.

— Onde o Lula estiver de um lado, eu estarei do outro — afirmou Eduardo Bolsonaro. — Se o Tarcísio for este candidato, a gente vai acabar falando, sim, de Tarcísio de Freitas.

Nesta quinta-feira, também em entrevista ao UOL, o deputado declarou que seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), está "mais preparado" para uma candidatura presidencial do que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), e rebateu críticas de que estaria "dividindo a direita".

Eduardo, que está nos Estados Unidos desde fevereiro, não escondeu o incômodo com movimentos de aliados que, nos últimos meses, tentam afastar o ex-presidente ou outros membros da família Bolsonaro do protagonismo político.