Poder e Governo
PL suspende salários e atividades de Bolsonaro após decisão do STF
Ex-presidente, agora com direitos políticos suspensos, deixa de receber remuneração e de atuar no partido enquanto perdurar condenação
O Partido Liberal (PL) anunciou a suspensão dos salários e das atividades partidárias do ex-presidente Jair Bolsonaro, em razão da perda dos direitos políticos determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro, que ocupava o cargo de presidente de honra da legenda, recebia um salário mensal de R$ 42 mil.
Em nota oficial, o PL fundamenta a decisão na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), citando o seguinte trecho: "Infelizmente, por decorrência da lei (Lei 9096/95 - REspEl n° 060026764; AGR-RO 060023248) e em razão da suspensão dos direitos políticos do nosso Presidente de Honra, Jair Bolsonaro, as respectivas atividades partidárias de nosso líder estarão igualmente suspensas, inclusive a sua remuneração, enquanto perdurarem os efeitos do acórdão condenatório na AP 2668".
Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde o último sábado. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo STF pelos crimes de liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada