Poder e Governo

'Me jogaram uma granada sem pino', diz relator da indicação de Messias no Senado

Senador Weverton Rocha (PDT-MA) se reúne com o advogado-geral da União nesta quinta-feira; sabatina está marcada para o dia 10

Agência O Globo - 27/11/2025
'Me jogaram uma granada sem pino', diz relator da indicação de Messias no Senado
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) - Foto: Reprodução / Agência Brasil

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), escolhido relator da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), comparou a tarefa a segurar uma "granada sem pino". Caberá a ele elaborar o parecer recomendando ou não a aprovação do nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta na Corte.

— Me jogaram uma granada sem pino — afirmou Weverton, em tom descontraído, antes de iniciar uma reunião com Messias na manhã desta quinta-feira.

Vice-líder do governo, Weverton estava em Roma quando soube da decisão do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), que lhe conferiu a relatoria. O senador admitiu que ainda não teve tempo de se inteirar de todos os detalhes envolvendo a disputa pela indicação de Messias.

Jorge Messias enfrenta resistência de parte dos senadores, que preferiam a indicação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo. Desde o início da semana, Messias intensificou os encontros com parlamentares, buscando apoio para sua aprovação.

A movimentação ocorre sob pressão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que marcou a sabatina para o dia 10 de dezembro, apenas nove dias após a leitura da mensagem presidencial. Com o prazo reduzido, o Planalto perdeu tempo para articulações, dificultando a visita do indicado aos gabinetes e a negociação direta com senadores, especialmente diante das resistências geradas pela condução do processo por Lula.