Poder e Governo
Vice-presidente da CPI do INSS registra queixa de ameaça de morte contra colega de partido
Duarte Jr. solicita escolta ao presidente da Câmara após supostas ameaças de Edson Araújo
O vice-presidente da CPI do INSS, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), registrou nesta quarta-feira um boletim de ocorrência na Polícia Legislativa contra o deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) por suposta ameaça de morte. Ambos são do mesmo estado e filiados ao PSB.
Araújo também ocupa o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), entidade citada na Operação Sem Desconto da Polícia Federal, que apura fraudes contra aposentados entre 2019 e 2024.
Procurado, o deputado estadual não se manifestou até o fechamento desta edição.
Segundo as investigações, o esquema envolvia descontos não autorizados em benefícios previdenciários, direcionados a associações e entidades sindicais por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS.
Duarte Jr. também solicitou ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), escolta para si e para sua família. De acordo com o parlamentar, as ameaças teriam sido enviadas por Araújo através do celular da mãe de Duarte.
Capturas de tela das conversas, obtidas pelo jornal O Globo, mostram Araújo chamando Duarte Jr. de "palhaço, irresponsável e incompetente". Em outro trecho, Araújo teria afirmado: "nunca recebi nada de aposentado" e completou: "nós vamos nos encontrar".
Durante a troca de mensagens, Duarte Jr. questiona: "você está me ameaçando?" e recebe a resposta: "Tô porque". Ao insistir, pergunta o que Araújo faria, ao que o deputado estadual responde: "Você vai saber".
— Ele me enviou três ameaças claras. Foi uma reação ao discurso que fiz na CPI na segunda-feira. O nome do deputado aparece no relatório da PF. Ele recebeu R$ 5 milhões da CBPA — afirmou Duarte Jr.
Na segunda-feira, a CPI do INSS ouviu Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da CBPA, que chegou a ser preso durante a audiência por falso testemunho, sendo liberado após pagar fiança. Durante o depoimento, Duarte Jr. questionou Abraão sobre o envolvimento de Araújo.
Nesta quinta-feira, a CPI deve votar a convocação de Edson Araújo, segundo Duarte Jr. Em seguida, será ouvido o ex-ministro do Trabalho e da Previdência do governo Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, que já confirmou presença. Lorenzoni é acusado de receber recursos dos envolvidos no esquema durante a campanha eleitoral.
Veja a troca de mensagens:
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal