Poder e Governo
Governo testa projeto contra facções em estado comandado pelo PT e busca superar resistência de governadores
Primeira operação ocorreu em uma comunidade do Rio Grande do Norte em outubro
O Ministério da Justiça iniciou a implementação de um projeto-piloto voltado ao combate de facções criminosas no Nordeste. A iniciativa teve início em uma área do Rio Grande do Norte, estado sob gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), e conta com parceria da USP. O projeto prevê a retomada de territórios dominados por organizações criminosas, por meio de ações policiais, prisão de lideranças e oferta de serviços de acesso à Justiça e assistência social.
A primeira operação foi realizada em outubro, em uma comunidade do Rio Grande do Norte, com atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público estadual.
O Ministério da Justiça, sob comando do ministro Ricardo Lewandowski, pretende divulgar os primeiros resultados do programa 'Território Seguro' a partir de dezembro. Caso o modelo se mostre eficaz, a proposta é expandi-lo para outras regiões afetadas pelo tráfico.
“É um projeto científico, construído em diálogo com a universidade e a sociedade civil, que tem como fundamento a inteligência e a retomada por força policial, com entrada de serviços públicos no território. A polícia entra, satura a área e, gradualmente, os serviços públicos vão sendo implementados, enquanto a polícia se retira aos poucos”, explica o secretário Nacional de Segurança, Mário Sarrubbo.
Em desenvolvimento desde março, o projeto aposta em uma abordagem urbana e multidisciplinar, contemplando a oferta de serviços de Defensoria Pública, mediação de conflitos, iluminação, urbanismo, saúde e educação.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas