Poder e Governo

Relator aliado de Lula apresenta parecer favorável à recondução de Gonet à PGR em comissão do Senado

Omar Aziz afirma que procurador-geral reúne experiência e perfil técnico para seguir à frente do Ministério Público

Agência O Globo - 05/11/2025
Relator aliado de Lula apresenta parecer favorável à recondução de Gonet à PGR em comissão do Senado
O senador Omar Aziz (PSD-AM) - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Omar Aziz (PSD-AM) apresentou, nesta quarta-feira, seu parecer favorável à recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República, durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No relatório, Aziz destaca a experiência e o perfil técnico de Gonet como argumentos para sua permanência à frente do Ministério Público.

"A atuação apartidária e técnica do senhor Paulo Gonet é, aliás, evidenciada pela própria pacificação interna do Ministério Público. Desde sua posse como PGR, já não se verificam divergências ou dissensões radicais com relação à gestão que se iniciou e aos trabalhos realizados", afirma o texto do relator.

Após a leitura do parecer, Paulo Gonet será sabatinado pelos senadores da comissão, em sessão marcada para o dia 12.

Indicado antecipadamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um novo mandato de dois anos, Gonet precisará obter a maioria dos votos dos senadores para ser reconduzido ao cargo.

Em dezembro de 2023, quando foi aprovado pelo Senado, Gonet recebeu 65 votos favoráveis e apenas 11 contrários, demonstrando apoio inclusive entre parlamentares de oposição ao governo Lula.

Recentemente, após o Supremo Tribunal Federal (STF) alcançar maioria para condenar Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) mencionou Gonet e afirmou que, desta vez, ele pode enfrentar dificuldades na recondução.

Parte dos parlamentares avalia que o resultado desta votação pode servir como termômetro político para futuras indicações ao Supremo Tribunal Federal, especialmente para a vaga que tem como favorito o advogado-geral da União, Jorge Messias. A interlocutores, Gonet tem reiterado sua confiança de que razões institucionais e republicanas prevalecerão, como tem ocorrido nas deliberações do Senado.