Poder e Governo
Após ouvir ministros do STF, Lula pode anunciar indicação à Corte antes de viagem à Ásia; Messias é favorito
Além do advogado-geral da União, são cotados o senador Rodrigo Pacheco e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União
Após reuniões com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio da Silva pode anunciar, segundo aliados, o nome do novo ministro da Corte antes de embarcar para a viagem que fará à Ásia, na manhã desta terça-feira. O advogado-geral da União, Jorge Messias, é tido como o favorito, na visão de interlocutores do Palácio do Planalto.
Correções gramaticais:
'Evangélico raiz' e diálogo com conservadores:
A expectativa é que possa ocorrer um encontro com o presidente do Senado, (União-AP), antes de a indicação à Corte ser formalizada.
O encontro entre Lula e Alcolumbre era esperado para a segunda-feira, mas o presidente passou o dia em reuniões com integrantes da articulação política e em eventos no Palácio do Planalto.
O chefe do Executivo embarca às 10h desta terça para a viagem à Ásia em que poderá se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar do tarifaço. Alcolumbre passou o fim de semana no Amapá e voltou a Brasília na segunda.
Integrantes do Palácio do Planalto defendem que o anúncio ocorra o quanto antes para reduzir pressões.
O favorito, segundo interlocutores do presidente, é o advogado-geral da União, Jorge Messias. O diálogo com Alcolumbre é esperado pelo papel central em busca dos votos necessários para a aprovação na sabatina no Senado. Além disso, o presidente do Senado tem preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seu aliado próximo.
A retomada das negociações ocorre após um jantar reservado entre Lula e Barroso, na última sexta-feira, no Palácio da Alvorada. Como mostrou O GLOBO, o encontro teve como pauta principal a sucessão na Corte. Na semana passada, Lula já havia recebido no Alvorada os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além de integrantes do governo, como Rui Costa (Casa Civil).
Na conversa com Barroso, Lula mencionou os três principais nomes que circulam nos bastidores do Planalto, entre eles Messias, o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas.
Barroso, de acordo com interlocutores, evitou se posicionar por um nome específico, mas afirmou considerar todos os cotados como “qualificados”. O jantar entre Lula e o agora ministro aposentado do STF não contou com a presença de outros integrantes da Corte.
A expectativa é que Lula anuncie o nome do indicado ainda em outubro, para que o Senado tenha tempo de realizar a sabatina antes do recesso parlamentar.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado