Mundo
Delegação do Congresso dos EUA busca tranquilizar a Dinamarca e a Groenlândia após ameaças de Trump.
COPENHAGUE, Dinamarca (AP) — Uma delegação bipartidária do Congresso dos EUA procurou, no sábado, tranquilizar a Dinamarca e a Groenlândia sobre seu apoio após a ameaça do presidente Donald Trump de impor tarifas aos países que não apoiarem a anexação da ilha estratégica do Ártico pelos EUA.
O líder da delegação, senador Chris Coons, democrata de Delaware, disse que a retórica atual em torno da Groenlândia está causando preocupação em todo o reino dinamarquês. Ele afirmou que deseja reduzir a tensão na situação.
“Espero que o povo do Reino da Dinamarca não abandone sua fé no povo americano”, disse Coons em Copenhague, acrescentando que os EUA respeitam a Dinamarca e a OTAN “por tudo o que fizemos juntos”

Pessoas marcham durante uma manifestação pró-Groenlândia em Copenhague, Dinamarca, no sábado, 17 de janeiro de 2026. (Emil Helms/Ritzau Scanpix via AP)
Entretanto, milhares de pessoas marcharam por Copenhague, muitas delas carregando a bandeira da Groenlândia, na tarde de sábado, em apoio à ilha autogovernada . Outras carregavam cartazes com slogans como "Make America Smart Again" (Faça a América Inteligente Novamente) e "Hands Off" (Tirem as Mãos). Outro protesto estava planejado para Nuuk, a capital da Groenlândia.
Os comentários de Coons contrastaram com os que emanavam da Casa Branca. Trump tem procurado justificar seus apelos por uma tomada de poder pelos EUA, alegando repetidamente que a China e a Rússia têm seus próprios planos para a Groenlândia, que detém vastas reservas inexploradas de minerais críticos. A Casa Branca não descartou a possibilidade de tomar o território pela força .
“Não existem ameaças à segurança da Groenlândia neste momento”, disse Coons

Pessoas se reúnem para uma manifestação pró-Groenlândia em Copenhague, Dinamarca, no sábado, 17 de janeiro de 2026. (Emil Helms/Ritzau Scanpix via AP)
Há meses Trump insiste que os EUA devem controlar a Groenlândia, um território semiautônomo da Dinamarca, membro da OTAN , e afirmou no início desta semana que qualquer coisa que não fosse o controle americano da ilha ártica seria "inaceitável".
Durante um evento não relacionado na Casa Branca sobre saúde rural, ele relatou na sexta-feira como havia ameaçado aliados europeus com tarifas sobre produtos farmacêuticos.
"Talvez eu faça isso também com a Groenlândia ", disse Trump. "Talvez eu imponha tarifas aos países que não concordarem com a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional. Então, talvez eu faça isso", afirmou.

Pessoas se reúnem para uma manifestação pró-Groenlândia em Copenhague, Dinamarca, no sábado, 17 de janeiro de 2026. (Emil Helms/Ritzau Scanpix via AP)
Ele não havia mencionado anteriormente o uso de tarifas para tentar forçar a questão.
No início desta semana, os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram em Washington com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio.
Esse encontro não resolveu as profundas divergências , mas resultou em um acordo para a criação de um grupo de trabalho — sobre cuja finalidade a Dinamarca e a Casa Branca apresentaram, posteriormente, visões públicas bastante divergentes .
Os líderes europeus insistiram que cabe somente à Dinamarca e à Groenlândia decidir sobre assuntos relativos ao território, e a Dinamarca afirmou esta semana que está aumentando sua presença militar na Groenlândia em cooperação com seus aliados.
“Não há praticamente nenhum aliado melhor para os Estados Unidos do que a Dinamarca”, disse Coons. “Se fizermos coisas que levem os dinamarqueses a questionar se podemos ser considerados um aliado confiável da OTAN, por que qualquer outro país buscaria ser nosso aliado ou acreditaria em nossas declarações?”

Estalactites de gelo pendem do telhado do consulado dos EUA em Nuuk, Groenlândia, na sexta-feira, 16 de janeiro de 2026. (Foto AP/Evgeniy Maloletka)
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026