Mundo
Wikipédia fecha acordos de IA com a Microsoft, Meta e Perplexity ao comemorar seu 25º aniversário
LONDRES (AP) — A Wikipédia anunciou nesta quinta-feira novos acordos comerciais com diversas empresas de inteligência artificial, em comemoração ao seu 25º aniversário.
A enciclopédia online colaborativa revelou que firmou parcerias com empresas de IA, incluindo Amazon, Meta Platforms, Perplexity , Microsoft e a francesa Mistral AI.
A Wikipédia é um dos últimos bastiões da internet primitiva, mas essa visão original de um espaço online livre foi obscurecida pelo domínio das grandes plataformas de tecnologia e pela ascensão dos chatbots de IA generativa treinados com conteúdo extraído da web.
Os métodos agressivos de coleta de dados por desenvolvedores de IA, inclusive a partir do vasto repositório de conhecimento gratuito da Wikipédia, levantaram questões sobre quem, em última análise, paga pelos custos do boom da inteligência artificial.

Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, fala durante uma entrevista à Associated Press por ocasião do 25º aniversário da Wikipédia em Londres, segunda-feira, 12 de janeiro de 2026. (Foto AP/Frank Augstein)
A Fundação Wikimedia, organização sem fins lucrativos que administra o site, firmou um contrato com o Google como um de seus primeiros clientes em 2022 e anunciou outros acordos no ano passado com empresas menores de IA, como o mecanismo de busca Ecosia.
Os novos acordos ajudarão um dos sites mais populares do mundo a monetizar o grande volume de tráfego proveniente de empresas de inteligência artificial. Elas estão pagando para acessar o conteúdo da Wikipédia "em um volume e velocidade projetados especificamente para suas necessidades", afirmou a fundação. Detalhes financeiros ou de outra natureza não foram divulgados.
Embora o treinamento de IA tenha gerado batalhas judiciais em outros lugares sobre direitos autorais e outras questões, o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, disse que o vê com bons olhos.
“Pessoalmente, fico muito feliz que os modelos de IA estejam sendo treinados com dados da Wikipédia, porque eles são selecionados por humanos”, disse Wales à Associated Press em uma entrevista. “Eu realmente não gostaria de usar uma IA treinada apenas com base em X, sabe, tipo uma IA muito raivosa”, disse Wales, referindo-se à plataforma de mídia social do bilionário Elon Musk.
Wales afirmou que o site quer trabalhar com empresas de IA, não bloqueá-las. Mas "você provavelmente deveria contribuir e pagar sua parte justa do custo que está nos impondo".
No ano passado, a Fundação Wikimedia incentivou os desenvolvedores de IA a pagarem pelo acesso através de sua plataforma empresarial e afirmou que o tráfego humano havia caído 8%. Enquanto isso, as visitas de bots, às vezes disfarçados para evitar a detecção, estavam sobrecarregando seus servidores, já que coletavam grandes quantidades de conteúdo para alimentar os modelos de linguagem de IA.
Os resultados destacaram mudanças nas tendências online, como as visões gerais de IA dos mecanismos de busca e os chatbots que resumem informações em vez de direcionar os usuários para sites mostrando links.
A Wikipédia é o nono site mais visitado da internet. Possui mais de 65 milhões de artigos em 300 idiomas, editados por cerca de 250 mil voluntários.
O site se tornou tão popular em parte porque é gratuito para qualquer pessoa usar.
“Mas nossa infraestrutura não é gratuita, certo?”, disse Maryana Iskander , CEO da Fundação Wikimedia , em uma entrevista separada em Joanesburgo, África do Sul.
Manter servidores e outras infraestruturas que permitem tanto a indivíduos quanto a empresas de tecnologia "extrair dados da Wikipédia" tem um custo, afirmou Iskander, que deixará o cargo em 20 de janeiro e será substituído por Bernadette Meehan.
A maior parte do financiamento da Wikipédia vem de 8 milhões de doadores, a maioria deles pessoas físicas.
“Eles não estão doando para subsidiar essas grandes empresas de IA”, disse Wales. “Eles estão dizendo: 'Sabe de uma coisa? Na verdade, vocês não podem simplesmente destruir nosso site. Vocês têm que entrar pelo caminho certo.'”
Editores e usuários poderiam se beneficiar da IA de outras maneiras. A Fundação Wikimedia delineou uma estratégia de IA que, segundo Wales, poderia resultar em ferramentas que reduziriam o trabalho tedioso dos editores.

Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, gesticula durante uma entrevista à Associated Press por ocasião do 25º aniversário da Wikipédia em Londres, segunda-feira, 12 de janeiro de 2026. (Foto AP/Frank Augstein)
Embora a IA não seja boa o suficiente para escrever verbetes da Wikipédia do zero, ela poderia, por exemplo, ser usada para atualizar links quebrados, analisando o texto ao redor e pesquisando online para encontrar outras fontes.
“Ainda não temos isso, mas é o tipo de coisa que acredito que veremos no futuro.”
Segundo Wales, a inteligência artificial também poderia melhorar a experiência de busca na Wikipédia, evoluindo do método tradicional de palavras-chave para um estilo mais parecido com o de um chatbot.
“Imagine um mundo onde você possa fazer uma pergunta à caixa de busca da Wikipédia e ela lhe cite um trecho da Wikipédia”, disse ele. “A resposta poderia ser algo como: 'Aqui está a resposta para sua pergunta, retirada deste artigo, e aqui está o parágrafo original'. Isso me parece muito útil, então acho que também vamos seguir nessa direção.”
Ao relembrar os primeiros tempos, Wales disse que foi uma época emocionante, pois muitas pessoas se sentiram motivadas a ajudar a construir a Wikipédia depois que ele e o cofundador Larry Sanger, que já havia se desligado da empresa há muito tempo, a criaram como um experimento.
No entanto, embora alguns possam olhar com nostalgia para o que agora parece ser uma época mais inocente, Wales disse que aqueles primeiros dias da internet também tinham um lado sombrio.
“As pessoas também eram bastante tóxicas naquela época. Não precisávamos de algoritmos para sermos cruéis uns com os outros”, disse ele. “Mas, sabe, foi uma época de grande entusiasmo e um verdadeiro espírito de possibilidades.”
A Wikipédia tem sido alvo de críticas recentes por parte de figuras da direita política, que apelidaram o site de "Wokepedia" e o acusaram de ser tendencioso em favor da esquerda.
Parlamentares republicanos no Congresso dos EUA estão investigando supostas "tentativas de manipulação" no processo de edição da Wikipédia, que, segundo eles, poderiam injetar viés e minar pontos de vista neutros em sua plataforma e nos sistemas de IA que dependem dela.

Emeline Brule, editora voluntária da Wikipédia, senta-se abaixo de um logotipo da Wikipédia exibido no escritório da Fundação Wikimedia em São Francisco, na segunda-feira, 12 de janeiro de 2026. (Foto AP/Jeff Chiu)
Uma fonte notável de críticas é Musk, que no ano passado lançou seu próprio concorrente baseado em inteligência artificial, o Grokipedia . Ele criticou a Wikipédia por estar repleta de "propaganda" e pediu às pessoas que parassem de doar para o site.
Wales afirmou que não considera a Grokipedia uma "ameaça real" à Wikipédia porque ela se baseia em grandes modelos de linguagem, que são os conjuntos de textos online nos quais os sistemas de IA são treinados.
“Grandes modelos de linguagem não são bons o suficiente para escrever material de referência de qualidade. Então, muito disso é apenas conteúdo regurgitado da Wikipédia”, disse ele. “Frequentemente é bastante prolixo e meio que fala bobagens. E acho que quanto mais obscuro o tópico, pior fica.”
Ele enfatizou que não estava criticando especificamente a Grokipedia.
“É assim que funcionam os grandes modelos de linguagem.”
Wales afirma conhecer Musk há anos, mas que não mantêm contato desde o lançamento da Grokipedia.
"Talvez eu devesse mandar uma mensagem para ele", disse Wales.
O que ele diria?
“'Como vai sua família?' Sou uma pessoa legal, não quero arrumar briga com ninguém.”

A CEO cessante da Fundação Wikimedia, Maryana Iskander, fala em entrevista à Associated Press em Joanesburgo, África do Sul, na terça-feira, 13 de janeiro de 2026. (Foto AP/Alfonso Nqunjana)
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal