Mundo

Meta nomeia Dina Powell McCormick, ex-conselheira de Trump, como presidente e vice-presidente.

WYATTE GRANTHAM-PHILIPS, repórter de negócios da AP 12/01/2026
Meta nomeia Dina Powell McCormick, ex-conselheira de Trump, como presidente e vice-presidente.
ARQUIVO: Dina Powell McCormick, ex-conselheira do presidente dos Estados Unidos, sorri durante a Mesa Redonda da Iniciativa Global de Desenvolvimento e Prosperidade das Mulheres (W-GDP), em 23 de setembro de 2019, em Nova York. - Foto: AP/Sarah Stier, Arqui

NOVA YORK (AP) — A Meta, proprietária do Facebook, nomeou Dina Powell McCormick, ex-assessora do governo Trump e executiva financeira de longa data, como presidente e vice-presidente do conselho da gigante da tecnologia.

Powell McCormick já fez parte do conselho administrativo da Meta, onde, segundo a empresa, esteve "profundamente envolvida" em acelerar a expansão da inteligência artificial em diversas plataformas. Em sua nova função de gestão, a Meta afirma que Powell McCormick ajudará a orientar sua estratégia geral, incluindo a execução de investimentos bilionários.

A notícia, anunciada na segunda-feira, rapidamente recebeu os aplausos do presidente dos EUA, Donald Trump . Em uma publicação em sua plataforma de mídia social Truth Social, o presidente republicano disse que a mudança foi uma “ótima escolha” do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, e observou que Powell McCormick “serviu ao governo Trump com competência e distinção”.

Zuckerberg afirmou em comunicado que a experiência de Powell McCormick em finanças globais, "aliada aos seus sólidos relacionamentos em todo o mundo", a torna "excepcionalmente qualificada para ajudar a Meta" em seu crescimento futuro.

Powell McCormick é veterana de duas administrações presidenciais e do Comitê Nacional Republicano. Ela trabalhou como conselheira de segurança nacional no início do primeiro mandato de Trump e também ocupou cargos na Casa Branca e no gabinete do Secretário de Estado durante o governo do presidente George W. Bush. Ela é casada com o senador americano David McCormick , que ocupou cargos de alto escalão nos departamentos de Comércio e do Tesouro durante o governo Bush — antes de ingressar no fundo de hedge Bridgewater Associates e ascender ao cargo de CEO.

E Powell McCormick tem uma longa trajetória no setor financeiro. Ela passou 16 anos em cargos de alta gerência no Goldman Sachs, mas mais recentemente atuou como vice-presidente, presidente e diretora de serviços globais a clientes no banco de investimentos BDT & MSD Partners. Ela também ocupou diversos outros cargos em conselhos de administração de empresas — inclusive na gigante petrolífera Exxon Mobil.

Segundo um documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Powell McCormick havia renunciado ao conselho da Meta em dezembro, oito meses após ingressar como diretor.

A chegada de Powell McCormick à equipe de gestão da Meta ocorreu em meio a esforços mais amplos da empresa californiana para fortalecer seus laços com Trump, que já foi banido do Facebook. Assim como outros CEOs influentes do setor de tecnologia, Zuckerberg jantou com o presidente na Casa Branca e reiterou promessas de investimento nos EUA, que somam centenas de bilhões de dólares. No ano passado, a empresa também nomeou Dana White, CEO do Ultimate Fighting Championship, para seu conselho administrativo , outra figura conhecida no círculo de Trump.