Internacional
MP do Marrocos denuncia 25 pessoas por travessias irregulares em Ceuta
Cidade espanhola recebeu enxurrada de migrantes no fim de julho
O Ministério Público de Tetouan, no Marrocos, denunciou 25 suspeitos de envolvimento com o contrabando de pessoas em direção a Ceuta, exclave espanhol no norte da África.
Os suspeitos teriam organizado o atravessamento irregular da fronteira e o transporte irregular de passageiros até a cidade espanhola durante as entradas em massa verificadas entre 30 e 31 de julho.
Na ocasião, cerca de 72 mil migrantes provenientes do Marrocos conseguiram ingressar a nado em Ceuta, dos quais 70 mil já foram repatriados pela Espanha.
Segundo fontes judiciais citadas pela agência Europa Press, entre os crimes investigados pelo Ministério Público estão favorecimento à imigração clandestina, violência e resistência contra forças de ordem e danos a patrimônio público.
Enquanto isso, na Espanha, a Audiência Nacional, tribunal com sede em Madri, pediu que a Guarda Civil esclareça se, nos dias anteriores à entrada em massa de migrantes em Ceuta, houve informações que pudessem ter prevenido ou reduzido a crise.
A corte também solicitou um relatório sobre as forças de segurança empenhadas no exclave, sobre as operações de socorro em águas espanholas e sobre dados disponíveis de vítimas e sobreviventes.
Um dos objetivos da investigação é verificar se o episódio foi uma "ação combinada ou dirigida por uma organização ou grupo criminoso".
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.