Internacional
Presidente da Nicarágua anuncia fim das eleições no país
Daniel Ortega quer evitar que 'oposição tome o poder'
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, anunciou o fim das eleições no país para que a oposição não tome o poder.
A declaração foi feita durante um discurso que marcou o aniversário da Revolução Sandinista de 1979, quando ele ajudou a derrubar a ditadura de Anastasio Somoza.
A decisão reforça a instauração do regime ditatorial na nação da América Central com uma maior consolidação do controle de Ortega e de sua esposa, Rosario Murillo, sobre as instituições estatais.
"Não haverá mais eleições aqui para evitar tentativas de tomada do governo e do poder", falou Ortega, de 80 anos, que comanda o país desde 10 de janeiro de 2007, devendo permanecer no cargo até 2027.
O anúncio ocorre após uma série de reformas que ampliaram os poderes do casal presidencial, incluindo a nomeação de Murillo como "copresidente", além da extensão de seu mandato presidencial para seis anos.
A última eleição na Nicarágua ocorreu em 2021, mas o pleito foi contestado pela oposição e pela comunidade internacional após a prisão dos principais rivais de Ortega.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.