Internacional
Astronautas da Artemis 2 dizem que missão não seria possível sem 'talento italiano'
Reid Wiseman e Christina Koch visitaram indústria aeroespacial em Turim
Dois astronautas da Artemis 2, o comandante Reid Wiseman e a especialista Christina Koch, visitaram nesta quinta-feira (16) a fábrica da Thales Alenia Space em Turim e fizeram questão de exaltar o papel da engenharia e da tecnologia italiana no sucesso da missão da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA).
Em abril passado, a Artemis 2 fez o primeiro sobrevoo humano no lado oculto da Lua e atingiu a maior distância de uma missão tripulada na história, alcançando mais de 406 mil quilômetros da Terra, e a Thales Alenia Space, consórcio entre a italiana Leonardo e a francesa Thales, participou da produção da espaçonave Orion.
"Vocês criam os veículos que nos levam ao espaço e nos trazem de volta em segurança. Vocês constroem casas no espaço. E sabemos que nada disso seria possível sem o talento, a excelência, a inovação e a tecnologia italianas", afirmou Wiseman, dirigindo-se aos funcionários da Leonardo e da Thales Alenia Space em Turim.
"Voltamos a viajar à Lua graças a vocês, que criaram este incrível momento", salientou Koch. O CEO da Thales Alenia Space Italia, Giampiero Di Paolo, celebrou o reconhecimento e disse que a visita dos astronautas é "algo que vai além do simples reconhecimento e nos impulsiona a fazer ainda mais e melhor do que no passado".
"Exploração espacial significa investimentos, engenheiros e pessoas que dedicaram muito de suas vidas para que essas missões fossem bem-sucedidas", ressaltou o executivo. Di Paolo lembrou ainda que a empresa não se limita à Lua, mas também desenvolve rovers para Marte e além.
Com a Artemis 3, prevista para o ano que vem e que contará com o astronauta italiano Luca Parmitano, a expectativa é de que a parceria entre a Itália, a Nasa e a ESA ganhe ainda mais força. A missão será realizada na órbita da Terra e incluirá testes para um pouso tripulado na Lua, programado para o voo Artemis 4, em 2028.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió