Internacional

EUA dizem que comentários de embaixador sobre Israel e Oriente Médio foram tirados de contexto

Por MELANIE LIDMAN e SAMY MAGDY Associated Press 22/02/2026
EUA dizem que comentários de embaixador sobre Israel e Oriente Médio foram tirados de contexto
ARQUIVO - U.S. O embaixador em Israel, Mike Huckabee, posa para uma foto durante uma entrevista em Jerusalém, em 20 de agosto de 2025. - Foto: AP/Ohad Zwigenberg, arquivo

TEL AVIV, Israel (AP) — Um alvoroço continuou no domingo depois que o embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee‚disse Israel tem direito a grande parte do Oriente Médio, já que mais países árabes e muçulmanos se opuseram e os EUA disseram que seus comentários foram tirados do contexto.

Huckabee falou em uma entrevista com o comentarista conservador Tucker Carlson que foi ao ar na sexta-feira. Carlson disse que de acordo com a Bíblia, os descendentes de Abraão receberiam terras que hoje incluiriam grande parte do Oriente Médio, incluindo partes da atual Jordânia, Síria, Iraque e Líbano. Ele citou Gênesis Capítulo 15 e perguntou a Huckabee se Israel tinha direito àquela terra.

Huckabee respondeu: “Estaria tudo bem se eles tomassem tudo.”

Um porta-voz dos EUA. A Embassy disse neste domingo que os comentários de Huckabee foram tirados do contexto e que não há mudança nas políticas dos EUA sobre Israel.

Na entrevista, Huckabee acrescentou: “Eles não estão pedindo para voltar e tomar tudo isso, mas estão pedindo para pelo menos tomar a terra que agora ocupam, agora vivem, agora possuem legitimamente e é um porto seguro para eles.” Ele acrescentou que Israel não está tentando dominar a Jordânia, o Líbano, a Síria ou o Iraque, mas está tentando proteger seu próprio povo.

Condenação por países árabes

Uma declaração conjunta no domingo do Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar, Indonésia, Paquistão, Turquia, Síria, Kuwait, Líbano, Omã, Autoridade Palestina e vários órgãos governamentais árabes chamou as observações de Huckabee de “perigosas e inflamatórias” e aquelas que põem em perigo a estabilidade da região.

“Essas declarações contradizem diretamente a visão apresentada pelos EUA. Presidente Donald J. Trump ... baseado na contenção da escalada e na criação de um horizonte político para um acordo abrangente que garanta que o povo palestino tenha seu próprio estado independente,”, disse o comunicado.

Huckabee, um cristão evangélico e forte defensor de Israel e do movimento de assentamentos da Cisjordânia, há muito se opõe à ideia de uma solução de dois Estados para Israel e o povo palestino.

Carlson criticou o apoio dos EUA a Israel na guerra em Gaza e tenha ficado sob fogo para por suas próprias visões de extrema direita, incluindo a teoria branco-supremacista que diz brancos estão sendo “substituídos” por pessoas de cor.

Preocupações israelenses com o Irã

Enquanto isso, as tensões são altas em Israel, enquanto o país se prepara para um possível ataque do Irã. O Irã disse anteriormente que atacará tanto Israel quanto as bases dos EUA no Oriente Médio se os Estados Unidos o atacarem.

Trump advertiu na sexta-feira isso que ataques limitados contra o Irã são possíveis‚mesmo como o principal diplomata do país disse Teerã espera ter um acordo proposto pronto nos próximos dias seguintes negociações nucleares com os Estados Unidos.O.

Os movimentos de navios de guerra e aviões adicionais dos EUA para a região, com o porta-aviões USS Gerald R. Ford perto da foz do Mar Mediterrâneo, não garanta uma greve dos EUA contra o Irã, mas eles reforçam a capacidade de Trump de realizar uma, se ele escolher.

Netanyahu alertou na semana passada que, se o Irã atacar Israel, eles arriscarão uma resposta de “que nem imaginam.”

Israel atacou o Irã no ano passado durante negociações indiretas entre EUA e Irã, provocando um Guerra 12-dias.O. Os Estados Unidos se inseriram na guerra bombardeando sítios nucleares iranianos.