Internacional

Investigação sobre avalanche mortal na Califórnia irá apurar se negligência criminosa teve alguma influência

Por HAVEN DALEY, JULIE WATSON e JANIE HAR Associated Press 20/02/2026
Investigação sobre avalanche mortal na Califórnia irá apurar se negligência criminosa teve alguma influência
Castle Peak é mostrado em uma vista aérea na sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, perto de Soda Springs, Califórnia. - Foto: AP Foto/Godofredo A. Vásquez

TRUCKEE, Califórnia. (AP) — As autoridades que investigam o avalanche mortal na Califórnia, Sierra Nevada vai analisar se a negligência criminal desempenhou um papel na tragédia, disse um escritório do xerife que lidera uma das várias investigações nesta sexta-feira.

Por que a empresa de turismo que organizou a viagem de esqui no sertão não cancelou diante de uma tempestade poderosa e o que seus guias sabiam com o agravamento do tempo são as questões que estão sendo consideradas.

Tanto o escritório do xerife do condado de Nevada quanto uma agência estadual que regula a segurança no local de trabalho abriram investigações. Ashley Quadros, porta-voz do escritório do xerife, recusou-se na sexta-feira a compartilhar mais informações, dizendo que se trata de uma investigação aberta.

As equipes ainda não recuperaram os corpos das oito pessoas mortas ou encontraram o corpo de uma nona pessoa desaparecida e dada como morta na avalanche de terça-feira, que era aproximadamente do tamanho de um campo de futebol.

As autoridades sobrevoaram o local da avalanche na sexta-feira, que fica perto do Castle Peak e fora do Lago Tahoe, para verificar as condições e a localização o snowpack.O. As autoridades querem ver se é possível reduzir os riscos de mais escorregadores, desencadeando explosões controladas e tornando mais seguro recuperar os corpos.

Seis das pessoas que morreram faziam parte de um grupo unido de amigos que eram esquiadores sertanejos experientes e sabiam como navegar pelo deserto alpino, disseram suas famílias. Os outros três que estão mortos ou dados como mortos foram guias.

“Estamos devastados além das palavras,”, disseram as famílias em um comunicado divulgado na quinta-feira por meio de um porta-voz. As mulheres eram mães, esposas e amigas que “se conectavam através do amor ao ar livre,”, disseram elas, e carregavam equipamentos de segurança de avalanche e se preparavam para viagens pelo interior.

As vítimas eram amadas pelos vizinhos

Os seis foram identificados como Carrie Atkin, Liz Clabaugh, Danielle Keatley, Kate Morse, Caroline Sekar e Kate Vitt, e moravam na área da Baía de São Francisco, em Idaho e na área do Lago Tahoe. As famílias pediram privacidade enquanto sofrem.

Ao norte de São Francisco, onde Keatley morava com a família na cidade de Larkspur, o morador Rob Bramble ficou chocado ao saber que a mulher simpática para quem ele diria olá de passagem estava entre as vítimas.

“Ela era apenas uma ótima mãe. eu sempre a via com as crianças, pegando-as, parecia uma ótima mãe e uma ótima família,”, disse Bramble, cuja filha foi babá da família algumas vezes.

Keatley e seu marido eram donos de uma empresa de vinhos e muitas vezes compartilhavam seus vinhos homônimos em eventos comunitários, disse a prefeita de Larkspur, Stephanie Andre.

“Ela era calorosa, gentil e exalava uma qualidade especial que atraía as pessoas para ela,”, disse Andre em um comunicado.

Morse também morava com o marido e três filhos ao norte de São Francisco, e trabalhava na indústria de biotecnologia, de acordo com seu perfil no LinkedIn. Vitt trabalhou anteriormente na SiriusXM e Pandora, de acordo com seu perfil online, e morava ao norte da cidade com seus dois filhos e marido.

Atkin era uma ex-executiva corporativa e atleta de atletismo na faculdade que morava em Lake Tahoe com o marido e dois filhos, de acordo com seu site de treinamento de liderança.

Sekar e Clabaugh eram irmãs, disse seu irmão, McAlister Clabaugh, ao The New York Times. Sekar era mãe de dois filhos que moravam em São Francisco.

Liz Clabaugh era uma enfermeira que supervisionou um programa de residência de enfermagem de nova pós-graduação no sistema de saúde de São Lucas em Boise, Idaho. Ela também era mãe e dirigia uma página no Facebook com incentivo e conselhos para novas enfermeiras. Fotos mostraram que sua família era aventureira frequente ao ar livre.

Clabaugh também havia servido como voluntário de saúde na Zâmbia com o Peace Corps, de acordo com uma página no Facebook para ex-alunos do Peace Corps.

Os nomes das outras vítimas não foram divulgados.

Os 15 esquiadores começaram sua viagem de três dias no domingo, assim como avisos sobre a tempestade foram intensificando. No início da terça-feira, as autoridades alertaram que as avalanches eram esperadas.

Especialistas em segurança das avalanches afirmam que não é raro esquiadores sertanejos saírem quando há um relógio de avalanches ou mesmo um aviso.

Guias da Montanha Blackbird, que estava liderando a expedição, disse que os guias que estavam na caminhada eram treinados ou certificados em esqui sertanejo e eram instrutores do Instituto Americano de Pesquisa e Educação em Avalanche. Enquanto no campo, os guias “estão em comunicação com os guias seniores em nossa base, para discutir as condições e o roteamento com base nas condições, disse o fundador da” Zeb Blais em um comunicado.

“Ainda não temos todas as respostas, e pode demorar algum tempo até termos,”, disse a empresa. “Enquanto isso, por favor, mantenham os impactados em seus corações.”

O slide foi o mais mortal dos EUA desde 1981, quando 11 alpinistas foram mortos em Mount Rainier, no estado de Washington.