Internacional

Novo México reabre investigação sobre suposta atividade ilegal no antigo Rancho Zorro de Epstein

Por SUSAN MONTOYA BRYAN Associated Press 19/02/2026
Novo México reabre investigação sobre suposta atividade ilegal no antigo Rancho Zorro de Epstein
A entrada do Rancho San Rafael, que anteriormente pertencia a Jeffrey Epstein e era chamado de Rancho Zorro, é vista em 31 de janeiro de 2026, perto de Stanley, Novo México. - Foto: AP/Savannah Peters

ALBUQUERQUE, Novo México (AP) — O procurador-geral do Novo México reabriu uma investigação sobre Jeffrey Epstein ’antigo Rancho Zorro, enquanto surgem alegações sobre o papel que o local isolado desempenhou no abuso sexual ou tráfico sexual de meninas menores de idade e mulheres jovens.

O gabinete do procurador-geral Raúl Torrez disse na quinta-feira que a decisão foi tomada após analisar informações divulgadas recentemente pelos EUA. Departamento de Justiça.

Embora o caso inicial do Novo México tenha sido encerrado em 2019 a pedido de promotores federais em Nova York, os promotores estaduais dizem agora que “as revelações descritas nos arquivos do FBI previamente lacrados justificam um exame mais aprofundado”

O Departamento de Justiça do Novo México disse que agentes especiais e promotores da agência buscarão acesso imediato ao arquivo completo e não editado do caso federal e pretendem trabalhar com outros parceiros responsáveis pela aplicação da lei, bem como com uma nova comissão da verdade criada por legisladores estaduais para veja as atividades no rancho.O.

“Como em qualquer possível questão criminal, acompanharemos os fatos aonde quer que eles levem, avaliaremos cuidadosamente as considerações jurisdicionais e tomaremos as medidas investigativas apropriadas, incluindo a coleta e preservação de qualquer evidência relevante que permaneça disponível”, disse o Departamento de Justiça do Novo México em um comunicado.

Esforços renovados para investigar as alegações de tráfico sexual

Em Washington, DC, membros do Congresso ainda estão trabalhando para levantar o véu com mais testemunhos de pessoas poderosas. Na quinta-feira, foi divulgado um vídeo de um depoimento de seis horas do magnata bilionário do varejo Les Wexner. Nele, Wexner permanece desafiador por não saber ou participar dos crimes de Epstein, e ele reforça o fato de que os dois “não eram amigos”

Ex-Secretário de Estado Hillary Clinton está programado para comparecer perante o mesmo Comitê de Supervisão da Câmara na próxima semana, com o ex-presidente Bill Clinton seguindo no dia seguinte.

No Novo México, a comissão da verdade do estado teve sua primeira reunião na terça-feira. Além de investigar as alegações de abuso e tráfico, os legisladores do Novo México querem saber por que Epstein não foi registrado como criminoso sexual após se declarar culpado em 2008 de solicitar prostituição de uma menor de idade e se houve corrupção entre autoridades públicas.

Epstein nunca enfrentou acusações no Novo México, mas promotores estaduais confirmado em 2019 que entrevistaram possíveis vítimas que visitaram o rancho ao sul de Santa Fé. Eles nunca detalharam quantos acusadores foram entrevistados ou o que dizem ter acontecido no rancho.

A propriedade está sob nova propriedade

Epstein comprou a extensa Rancho Zorro no Novo México em 1993, do ex-governador democrata Bruce King e construiu uma mansão no topo de uma colina. Perto dali havia uma pista de pouso privada com hangar e heliporto. A propriedade também incluía um escritório de fazenda, um quartel de bombeiros e uma garagem aquecida de sete baias.

A propriedade era vendido pelo espólio de Epstein em 2023 — com os lucros indo para os credores — para a família de Don Huffines, um republicano que concorre a controlador estadual no Texas. Em uma publicação nas redes sociais no X, Huffines disse que a propriedade foi renomeada para Rancho San Rafael em homenagem a um santo associado à cura e que sua família planeja operar um retiro cristão lá.

Um porta-voz da Huffines disse que os proprietários nunca foram abordados pelas autoridades locais, estaduais ou federais solicitando acesso ao rancho e, se o fizerem, será concedida total cooperação.

Ranch aparece muitas vezes em documentos divulgados

Existem milhares de referências à fazenda nos documentos divulgados pelas autoridades federais.

O ex-governador do Novo México Bill Richardson, um democrata, estava entre os convidados que visitaram o rancho. Após uma das primeiras investigações sobre o financista desonrado, Richardson doou US$ 50.000 em contribuições de Epstein para a campanha governamental em 2006 para instituições de caridade.

E-mails e cronogramas divulgados recentemente por autoridades federais também mostram que uma longa lista de empreendedores, atores e cientistas foram convidados para o rancho ao longo dos anos, incluindo Woody Allen, Robert Redford, Reid Hoffman, Joi Ito e Peter Thiel.

A comissária de terras do Novo México, Stephanie Garcia Richard, cancelou os arrendamentos de pastagens mantidos pela fazenda em 2019, depois que seu escritório teve acesso negado para inspecionar as quase 2 milhas quadradas (5 quilômetros quadrados) de terras estaduais arrendadas.

Garcia Richard, em uma carta enviada na semana passada, pediu às autoridades federais e aos promotores estaduais que garantissem uma investigação criminal completa sobre as alegações relacionadas ao rancho. Ela chamou as alegações de “profundamente perturbadoras”

Em 2019, após a morte de Epstein, uma mulher identificada como Jane Doe disse no tribunal que ele a molestou no Rancho Zorro em 2004, quando ela tinha 15 anos. A mulher lembrou-se de se sentir pequena e impotente, descrevendo como ele a deitou no chão e ela foi confrontada por todas as fotografias emolduradas em sua cômoda dele sorrindo com celebridades e políticos ricos.

“As pessoas merecem saber a verdade sobre o que aconteceu no rancho de Epstein e estão buscando respostas dos líderes”, disse Garcia Richard em um comunicado.