Internacional

EUA e Irã realizarão nova rodada de negociações nucleares em Genebra nesta semana, diz governo suíço

Por Associated Press 14/02/2026
EUA e Irã realizarão nova rodada de negociações nucleares em Genebra nesta semana, diz governo suíço
Nesta foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, ao centro, dirige-se ao local para conversas entre o Irã e os EUA, em Muscat, Omã, sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026. - Foto: Ministério das Relações Exteriores do Irã via AP, Arquivo

GENEBRA (AP) — O Irã e os Estados Unidos realizarão uma segunda rodada de negociações sobre o programa nuclear de Teerã na próxima semana, informou o Ministério das Relações Exteriores da Suíça neste sábado.

Omã, que recebeu a primeira rodada do conversas indiretas em 6 de fevereiro, será a sede das negociações em Genebra, disse o ministério suíço, sem especificar quais dias.

Após as primeiras discussões, EUA. O presidente Donald Trump alertou Teerã de que o fracasso em chegar a um acordo com sua administração seria “muito traumático.”

Conversas semelhantes no ano passado foram interrompidas em junho, quando Israel lançou o que se tornou um Guerra de 12 dias ao Irã isso incluía o EUA bombardeiam locais nucleares iranianos.O.

Trump ameaçou repetidamente usar a força para obrigar o Irã a concordar em restringir seu programa nuclear. O Irã disse que responderia com um ataque por conta própria. Trump também ameaçou o Irã por conta de sua repressão mortal aos recentes protestos em todo o país aí.

As nações árabes do Golfo alertaram que qualquer ataque poderia se transformar em outro conflito regional.

Trump disse na sexta-feira que o USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, estava sendo enviado do Caribe para o Oriente Médio para participar outros bens militares os EUA se acumularam na região. Ele também disse que uma mudança no poder no Irã “seria a melhor coisa que poderia acontecer.”

O The conversas indiretas em 6 de fevereiro estavam entre o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, e os. Enviado do Oriente Médio Steve Witkoff. O comandante militar de topo no Oriente Médio também esteve presente pela primeira vez.

O governo Trump sustentou que o Irã não pode ter enriquecimento de urânio sob qualquer acordo. Teerã diz que não concordará com isso.

O Irã insistiu que seu programa nuclear é para fins pacíficos. No entanto, seus funcionários ameaçam cada vez mais perseguir uma arma nuclear.O. Antes da guerra de junho, o Irã estava enriquecendo urânio com até 60% de pureza, a um passo curto e técnico dos níveis de nível de armas.

O presidente iraniano, Masoud Peizeshkian, disse que sua nação está pronta para qualquer tipo de verificação.“ No entanto, o órgão de fiscalização nuclear da United Nations’, a Agência Internacional de Energia Atômica, está há meses incapaz de inspecionar e verificar o estoque nuclear do Irã.

Trump sugeriu nas últimas semanas que sua principal prioridade é que o Irã reduza seu programa nuclear. O Irã disse que quer que as negociações se concentrem apenas no programa nuclear.

Mas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que se reuniu com Trump em Washington nesta semana, pressionou para que qualquer acordo inclua medidas para neutralizar Programa de mísseis balísticos do Irã e acabar com seu financiamento para grupos de procuração, como Hamas e Hezbollah.