Internacional
Milei convida papa Leão XIV para visitar Argentina
País de Francisco não recebe pontífices desde 1987
O presidente da Argentina, Javier Milei, convidou o papa Leão XIV para visitar o país, que não recebe pontífices desde 1987, com João Paulo II.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o convite está em uma carta entregue a Robert Prevost pelo chanceler Pablo Quirno e assinada pelo próprio líder ultraliberal.
"As relações diplomáticas entre a Argentina e a Santa Sé são historicamente caracterizadas por um diálogo franco, uma cooperação construtiva e uma convergência sobre valores fundamentais, e hoje atravessam um excelente momento", disse Quirno nas redes sociais.
"Nesse espírito, entreguei uma carta de convite do presidente Milei ao papa Leão XIV para que visite nosso país e reafirmei a vontade de trabalhar de maneira conjunta em prol da paz, da compreensão entre as nações e da resolução pacífica de conflitos", acrescentou.
Em janeiro passado, Leão XIV já havia revelado que planejava uma viagem à Argentina, país de origem de seu antecessor, Francisco, que nunca voltou para sua terra natal em 12 anos de pontificado.
No poder desde maio de 2025, Prevost fez até agora apenas uma missão internacional, para Turquia e Líbano, em novembro passado. Rumores apontam que uma eventual visita à América do Sul poderia incluir o Peru, onde Leão XIV viveu por cerca de 20 anos, e Uruguai, que também não recebeu Francisco.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região