Internacional
Paralisação do tribunal parece cada vez mais provável, pois os democratas exigem mudanças no ICE
WASHINGTON (AP) — Com uma paralisação parcial do governo se aproximando, os democratas do Senado apresentaram uma lista de demandas na quarta-feira para o Departamento de Segurança Interna, incluindo um código de conduta executório para agentes federais que realizam prisões por imigração e uma exigência de que os policiais mostrem identificação como o carretéis sertanejos do the mortes de dois manifestantes pelas mãos de agentes federais em Minneapolis.
Ainda não está claro se o presidente Donald Trump e os republicanos estariam dispostos a atender a essas demandas, mesmo que o financiamento para o DHS e uma série de outras agências governamentais corresse o risco de expirar no sábado. Democratas Irate têm prometeu bloquear uma conta de gastos a menos que suas demandas por reformas sejam atendidas.
O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, disse na quarta-feira que a legislação só passará nos EUA. A Imigração e a Aduana são “refreados e revisados."
“O povo americano apoia a aplicação da lei, apoia a segurança nas fronteiras, não apoia o ICE aterrorizar nossas ruas e matar cidadãos americanos,” Schumer disse.
Com um caminho incerto pela frente, o impasse ameaçou mergulhar o país em outra paralisação apenas dois meses depois que os democratas bloquearam um projeto de lei de gastos sobre a expiração dos subsídios federais para assistência médica, uma disputa que fechou o governo por 43 dias, quando os republicanos se recusaram a negociar. Essa paralisação terminou quando um pequeno grupo de democratas moderados se separou para fechar um acordo com os republicanos, mas os democratas estão mais unidos desta vez após os tiroteios fatais de Alex Pretti e, e Renee Bom por por agentes federais.O.
Há muita unanimidade “e propósito compartilhado” dentro da bancada democrata, disse a senadora de Minnesota, Tina Smith, após uma reunião de almoço na quarta-feira.
“Ferva tudo, o que estamos falando é que esses agentes sem lei do ICE devem seguir as mesmas regras que o departamento de polícia local, ", disse Smith. "Tem que haver responsabilidade.”
Os democratas apresentam suas reivindicações
À medida que o aumento agressivo da aplicação da imigração do governo continua, Schumer disse que os democratas estão pedindo à Casa Branca que “encerre as patrulhas itinerantes” nas cidades e coordene com a polícia local as prisões por imigração, incluindo a exigência de regras mais rígidas para os mandados.
Os democratas também querem um código de conduta executório para que os agentes sejam responsabilizados quando violarem as regras. Schumer disse que os agentes devem ter “máscaras desligadas, câmeras corporais ligadas” e ter uma identificação adequada, como é prática comum na maioria das agências de aplicação da lei.
O caucus democrata está unido nessas reformas “do senso comum” e cabe aos republicanos aceitá-las, disse Schumer. Ele pediu aos republicanos que separem a lei de Segurança Interna das outras para evitar uma paralisação mais ampla.
O líder da maioria no Senado, John Thune, R-S.D., disse que estava esperando que os democratas descrevessem o que querem, e sugeriu que eles precisam negociar com a Casa Branca. Ele indicou que poderia estar aberto a algumas de suas demandas, mas incentivou os democratas e a Casa Branca a conversar e encontrar um acordo.
Muitos obstáculos para um acordo
Não estava claro se Trump iria pesar, ou quão seriamente a Casa Branca estava engajada — ou se os dois lados poderiam concordar em qualquer coisa que satisfizesse os democratas.
A Casa Branca havia convidado alguns democratas para uma discussão para entender melhor suas posições e evitar uma paralisação parcial do governo, disse um alto funcionário da Casa Branca, mas a reunião não aconteceu. O funcionário pediu anonimato para discutir o convite particular.
Sem negociações sérias em andamento, uma paralisação parcial parecia cada vez mais provável a partir de sábado.
A casa passou de os seis projetos de lei de financiamento restantes na semana passada e os enviaram ao Senado como um pacote, e isso dificulta a eliminação da parte de segurança interna, como os democratas estão exigindo. Os republicanos poderiam quebrar o pacote com o consentimento de todos os 100 senadores, o que seria complicado, ou por uma série de votos que se estenderiam além do prazo de sexta-feira.
Mesmo que o Senado pudesse resolver a questão, os republicanos da Câmara deixaram claro que não querem mudanças no projeto de lei que aprovaram. Em uma carta a Trump na terça-feira, o conservador Caucus da Liberdade da Câmara escreveu que seus membros estão com o presidente e o ICE.
“O pacote não voltará pela Câmara sem financiamento para o Departamento de Segurança Interna,” de acordo com a carta.
Oposição republicana
Vários senadores republicanos disseram que estariam bem com o pedido do Democratas’ para separar os fundos da Segurança Interna para um debate mais aprofundado e aprovar os outros projetos de lei do pacote. Mas era improvável que os democratas encontrassem amplo apoio do Partido Republicano para suas demandas no ICE.
O senador da Carolina do Norte Thom Tillis disse que está OK em separar as contas, mas se opôs à proposta do Democrats’ de exigir que os policiais da imigração desmascarem e mostrem seus rostos, mesmo quando culpou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, pelas decisões que, segundo ele, são “maculantes” a reputação da agência.
“A coisa sobre as máscaras, eu realmente discordo,”, disse Tillis. “Sabe, há muitas pessoas perversas por aí, e elas tirarão uma foto do seu rosto, e quando você se der conta, seus filhos, sua esposa ou seu marido estão sendo ameaçados em casa. E essa é apenas a realidade do mundo em que estamos.”
O senador republicano John Cornyn, do Texas, disse que “o que aconteceu no fim de semana é uma tragédia,”, mas os democratas não devem punir os americanos com um desligamento e um golpe político de “.”
Democratas dizem que não recuam.
“É realmente um momento moral,” disse Sen. Richard Blumenthal, D-Conn. “Acho que precisamos tomar uma posição.”
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro