Internacional
Lula critica 'investidas neocoloniais' em fórum no Panamá
'Uso da força jamais pavimentará caminho para superar mazelas', disse
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou as "investidas neocoloniais" e fez críticas à nova doutrina de defesa dos Estados Unidos, sem citar diretamente o país, durante a abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe, no Panamá.
"A divisão do mundo em zonas de influência e investidas neocoloniais por recursos estratégicos constituem gestos anacrônicos e retrocessos históricos", afirmou o mandatário, em uma aparente indireta à ação armada dos Estados Unidos na Venezuela.
"A história mostra que o uso da força jamais pavimentará o caminho para superar as mazelas que afligem este hemisfério, que é de todos nós", acrescentou.
O governante afirmou ainda que "entre tantos corolários e doutrinas que nos foram dedicados ao longo da história, também houve momentos em que os Estados Unidos souberam ser um parceiro em prol dos nossos interesses de desenvolvimento".
Lula citou como exemplo a atitude, por ele considerada positiva, do ex-mandatário Franklin Delano Roosevelt, que governou os Estados Unidos entre 1933 e 1945. Segundo Lula, Roosevelt "implementou uma política de boa vizinhança que tinha como objetivo substituir a intervenção militar pela diplomacia em sua política externa para América Latina e Caribe".
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas