Internacional
Papa Leão XIV recebe CNBB e expressa proximidade com povo brasileiro
Encontro ocorreu no Vaticano e contou com presença do cardeal Jaime Spengler
Papa e Jaime Spengler durante encontro no Vaticano - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Opapa Leão XIV recebeu, na manhã desta segunda-feira (26), no Vaticano, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como parte da visita anual que a entidade realiza à Santa Sé, e expressou sua proximidade com o povo brasileiro.
De acordo com o Vatican News, a audiência integra a agenda oficial da CNBB em Roma, que inclui encontros com diversos dicastérios da Cúria Romana. A comitiva foi composta pelo presidente da CNBB, cardeal Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre; por dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; por dom Paulo Jáckson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente; e por dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral.
Segundo Spengler, o encontro com o Santo Padre foi "um momento especial para aprofundar o espírito de comunhão e de colaboração entre a Conferência Episcopal do Brasil e o Santo Padre".
Durante a conversa, os bispos partilharam com o Papa as experiências recentes da Igreja no Brasil, bem como as repercussões de importantes eventos eclesiais realizados no país e em outros continentes. Também foi apresentado ao Pontífice um relatório das atividades desenvolvidas pela CNBB ao longo do último ano.
Em clima fraterno e descontraído, os religiosos recordaram que a última Assembleia Geral da CNBB precisou ser suspensa, uma vez que o pregador convidado para a abertura do encontro foi chamado a assumir o ministério como sucessor de Pedro.
O Papa reagiu com espontaneidade, reforçando o ambiente de proximidade e cordialidade. Spengler destacou que o encontro foi respeitoso e fecundo, reafirmando a disposição da Igreja no Brasil de colaborar com o Pontífice, que, por sua vez, manifestou sua proximidade pastoral para com o povo brasileiro.
A visita da presidência da CNBB a Roma ocorre em um contexto significativo, marcado pela celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, realizada na semana passada, e pelos 15 anos do Acordo Brasil-Santa Sé.
Além disso, soma-se a esse cenário a memória dos 400 anos das missões no sul do Brasil, que tiveram papel decisivo na formação histórica e territorial do país, tanto na região amazônica quanto no Sul.
Ao longo da semana, a presidência da CNBB cumpre a tradição de visitar os diversos organismos da Cúria Romana, promovendo um diálogo fraterno sobre a vida e a missão da Igreja.
Nesta segunda, a agenda incluiu ainda uma visita ao Dicastério para a Comunicação e uma reunião com o prefeito Paolo Ruffini, com o objetivo de dialogar sobre os desafios da comunicação e a missão evangelizadora da Igreja nos contextos contemporâneos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12