Internacional

Alguns republicanos expressam preocupação com as táticas usadas em Minnesota e pedem investigação de tiro

Por STEVEN SLOAN Associated Press 25/01/2026
Alguns republicanos expressam preocupação com as táticas usadas em Minnesota e pedem investigação de tiro
O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, fala durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, na quarta-feira, 21 de janeiro de 2026. - Foto: AP Foto/Markus Schreiber

WASHINGTON (AP) — Um punhado de republicanos expressou preocupação crescente no domingo sobre as táticas que as autoridades federais de imigração estão usando em Minnesota após a EUA. Agente da Patrulha de Fronteira fatalmente atirou em um homem em Minneapolis.O.

O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, disse no sábado que o assassinato de Alex Pretti, um enfermeiro de uma unidade de terapia intensiva de 37 anos que protestou A repressão à imigração do presidente Donald Trump, foi uma tragédia real de “.” Pretti era cidadão americano, nascido em Illinois.

“Acho que a morte dos americanos, o que estamos vendo na TV, está causando profundas preocupações sobre táticas federais e responsabilidade,” Stitt disse ao “State of the Union da CNN.” "Os americanos não gostam do que estão vendo agora.”

Quando perguntado se ele achava que o presidente deveria retirar os agentes de imigração de Minnesota, Stitt disse que Trump tem que responder a essa pergunta.

“Ele está recebendo maus conselhos agora,” disse Stitt.

O governador disse que o presidente republicano precisava dizer ao povo americano qual é a solução e “endgame”, e que era preciso haver soluções em vez de politizar a situação. “Neste momento, os ânimos estão enlouquecendo e precisamos acalmar isso,” Stitt disse.

Outros republicanos, incluindo o sens. Thom Tillis, da Carolina do Norte, e Bill Cassidy, da Louisiana, também transmitiram desconforto. Em uma postagem na mídia social, Cassidy chamou o tiroteio de “incrivelmente perturbador” e que a credibilidade “do ICE e do DHS está em jogo.” Tillis pediu uma investigação completa e imparcial de “.”

“Qualquer funcionário do governo que corra para o julgamento e tente encerrar uma investigação antes que ela comece está prestando um incrível desserviço à nação e ao legado do presidente Trump,” Tillis disse em um post.

Os funcionários do governo foram firmes em sua defesa das táticas de imigração de linha dura.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que “é uma tragédia quando alguém morre”, mas ele culpou os líderes democratas em Minnesota por “fomentar o caos.”

“Há muitos agitadores pagos que estão descaroçando as coisas e o governador não fez um bom trabalho em reduzir isso, disse Bessent no programa ” This Week.“, da ABC